Um caso que chocou a comunidade palmense no ano passado, envolvendo um suposto abuso sexual em um colégio particular de Palmas, teve desdobramentos recentes. A situação, ocorrida tem fevereiro de 2023, envolvia uma criança de quatro anos como vítima e outra criança, de 10 anos, como suposto autor dos abusos.
Após um ano, o Colégio Batista de Palmas, nesta sexta-feira, 15, emitiu um comunicado esclarecendo a situação. Segundo o comunicado, os pais de uma aluna do infantil I-B-V, de 4 anos, procuraram a direção do colégio no dia 14 de fevereiro de 2023, relatando que a filha teria sido vítima de abuso nas dependências da instituição no dia 10 de fevereiro de 2023, alegadamente por outro aluno da escola.
A direção do colégio iniciou imediatamente uma apuração interna, verificando as imagens das câmeras de segurança desde a chegada da aluna até a sua saída no dia do ocorrido. Foi constatado que a aluna não esteve desacompanhada da professora, exceto por um breve período de menos de um minuto, durante o qual ela esteve com outro aluno da mesma idade.
A professora foi preventivamente afastada de suas funções e, durante a apuração, a direção do colégio convocou a professora regente e a auxiliar de sala para esclarecer a rotina da aluna no dia do ocorrido. A professora relatou que a criança havia dito que caíra e machucara a perna, mas não relatou nenhuma agressão por parte de outro aluno.
O colégio colaborou ativamente com as autoridades, fornecendo imagens do circuito interno solicitadas pela delegacia e respondendo às solicitações do Ministério Público. Após uma ampla investigação das autoridades competentes, não foi evidenciada nenhuma responsabilidade do Colégio Batista de Palmas nos fatos relatados pelos pais da criança.
Nesse sentido, o Colégio Batista de Palmas recebeu, no dia 14 de março de 2024, da 21ª Promotoria de Justiça de Palmas, a promoção de arquivamento do processo administrativo 2023.0001951, que investigou os fatos relacionados ao caso.
A instituição reiterou seu compromisso com a segurança e o bem-estar dos alunos, mantendo-se à disposição para esclarecimentos adicionais, e encerrou o comunicado reafirmando seu compromisso com a transparência e a integridade em suas ações.