Donizete Veríssimo Dias, de 54 anos, foi preso em flagrante - Foto - Divulgação

Donizete Veríssimo Dias, de 54 anos, foi preso em flagrante – Foto – Divulgação

O piloto Donizete Veríssimo Dias, de 54 anos,  que sofreu um acidente com avião que transportava 420,9 kg de cocaína em Rio dos Bois, em janeiro deste ano, vai responder por tráfico de drogas.

Ele foi preso em flagrante após um pouso forçado na zona rural da cidade. Segundo as informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-TO), o inquérito foi finalizado em atuação conjunta das Focças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCO), que é composta pela 1ª Divisão de Combate ao Crime Organizado (DEIC – Palmas), juntamente com a Polícia Federal (PF), Polícia Militar e Polícia Penal.

Ainda conforme a SSP, após a conclusão das investigações, o procedimento foi encaminhado para o Poder Judiciário com vistas ao Ministério Público do Tocantins.

No dia da prisão de Donizete, ele sofreu algumas escoriações devido ao impacto do pouso e alegou que pegou a droga em Corumbá (MS) e a deixaria na zona rural de um município tocantinense. Ele precisou fazer o pouso por falta de combustível.

A polícia encontrou cocaína até na cabine, já que os bancos foram retirados da aeronave para que coubesse a droga.

A Gazeta ressalta que o espaço está aberto caso haja interesse da defesa de Donizete em se posicionar sobre o assunto.

Leia mais sobre o assunto

Piloto de aeronave é preso com mais de 420 quilos de drogas no interior do Tocantins | Gazeta do Cerrado

 

Veja nota na íntegra da SSP

Nota à imprensa

Assunto: Investigação Rio Sono
Data: 23/01/2024

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP -TO) informa que o inquérito que apurava as circunstâncias da apreensão de cerca de 420 kg de drogas, em um avião que fez um pouso forçado na zona rural da cidade de Rio Sono, no dia 6 de janeiro, já foi concluído e remetido à Justiça.

O procedimento foi finalizado por meio da atuação conjunta da Polícia Civil do Tocantins (PC-TO) por meio da 1ª Divisão de Combate ao Crime Organizado (DEIC – Palmas), juntamente com a Polícia Federal (PF), já que ambas instituições integram a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), que também reúne a Polícia Militar e a Polícia Penal.

Após a conclusão das investigações, o procedimento foi enviado ao Poder Judiciário, com vistas ao Ministério Público, com o indiciamento por tráfico de drogas, Donizete Veríssimo Dias, de 54 anos, que pilotava a aeronave no momento da apreensão do entorpecente.

Secretaria da Segurança Pública do Tocantins