Aproveitando a fama dos Ipês, o prefeito de Palmas, Carlos Amastha sugeriu que seja realizado um concurso com os melhores registros fotográficos sobre as floradas de Ipês na capital. Nos últimos dias centenas de palmenses tem tirado fotos e colorido as redes sociais com as belezas dos ipês.
Algumas ruas de Palmas são tomadas pelas flores dos ipês. Nas redes sociais são só elogios á beleza natural das plantas.
Os ipês florescem nos meses mais quentes do ano, de agosto até meados de outubro. De acordo com o biólogo e mestre em Botânica, Menfis Bernardes Alves, são justamente os meses de clima mais hostil no estado que oferecem as condições favoráveis para que as flores desabrochem. “As árvores precisam germinar as sementes nos meses que antecedem o período chuvoso, pois o excesso de água poderia encharca-las e matá-las”, explica.
Quem admira a beleza dos ipês, já deve ter notado que a planta quase não apresenta folhas durante o período da floração. “É uma árvore extramente resistente, mas para sustentar as flores, ela precisa perder as folhas.” Segundo Alves, esse é o preço que a árvore paga para manter vivo o colorido no cerrado.