Com o objetivo de avaliar o que está sendo realizado e propor novas medidas para que a política de Assistência Social avance em atender às necessidades dos seus usuários, o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e Secretaria Municipal de Assistência Social de Ipueiras, a 130 km de Palmas, realizaram nesta terça-feira, 25, a sua IV Conferência Municipal de Assistência Social. O evento aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
Com o tema: “Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas)” o encontro reuniu trabalhadores do Suas, conselheiros municipais de Assistência Social, usuários, sociedade civil e contou com o apoio técnico da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas).
Durante a abertura do evento, representando a gestora da Setas, Patrícia do Amaral, a superintendente de assistência social, Rosana Trindade, destacou a importância das Conferências Municipais. “A Assistência Social, assim como a Saúde, mexe com a vida das pessoas, principalmente daqueles mais carentes. Só a gente estando no dia a dia para saber a importância e necessidade do Suas e as conferências são fundamentais para avaliação do município e planejamento dos próximos passos”, ressaltou.
O secretário municipal de Assistência Social de Ipueiras, José Santana, destacou que os serviços são avaliados durante as conferências municipais. “Avaliar os serviços já prestados e ouvir as demandas da sociedade civil é o objetivo desse encontro que acontece a cada dois anos. É por meio das discussões que podemos criar novas diretrizes e melhorar os atendimentos para aqueles que mais necessitam”, argumentou.
Para a presidente do CMAS de Ipueiras, Aline das Neves, a conferência é um espaço para debater ideias, formalizar propostas de interesse público, acompanhar as ações da assistência social. “O objetivo do encontro é aproximar a sociedade civil das ações públicas e discutir a garantia dos direitos junto à população”, disse.
A gerente de Gestão do Suas da Setas, Gildeth de Macedo, ministrou a palestra com o tema da Conferência e declarou “As ideias discutidas aqui, se aprovadas na conferência estadual e consideradas diretrizes na etapa nacional, farão parte das políticas públicas de assistência social, atendendo as peculiaridades do município”, explicou.
Durante o encontro, quatro eixos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) foram apresentados e nortearam os debates. Grupos foram montados para elaborar e apresentar as propostas discutidas pelos eixos, que foram para votação em plenário. Com a aprovação pela plenária das propostas elaboradas pelos grupos, foram eleitos os Delegados Titulares e Suplentes que representarão o município na Conferência Estadual de Assistência Social, em Palmas nos dias 18 e 19 de outubro, e por conseguinte da Nacional, em Brasília, de 5 a 8 de dezembro.