O candidato ao governo pela Coligação “O Futuro e pra Já”, Irajá (PSD), entrou com representação, junto à Procuradoria Regional Eleitoral do TRE Tocantins, pedindo que o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), seja investigado por abuso de poder político. A ação, protocolada nesta sexta-feira, 26, foi motivada pelos relatos de alguns prefeitos, que estão sendo cobrados a apoiar a reeleição do governador.
Por meio do twitter, Irajá afirmou que “desesperado com o crescimento da nossa campanha nas pesquisas, o governador do Tocantins está cobrando apoio de prefeitos em troca de liberação de recursos públicos”. “Prefeitos que gravaram vídeos em apoio ao nosso projeto estão recebendo pressão e sendo ameaçados pelo governo estadual para mudar de posição”, reiterou, sem citar nomes dos gestores municipais para evitar mais represálias.
As pressões teriam aumentado desde que Irajá começou a postar em suas redes sociais fotos com os prefeitos que declararam apoio à sua candidatura. As postagens evidenciaram o crescimento da campanha do candidato do PSD e provocaram a reação de governistas. Com a representação, a Justiça Eleitoral deve investigar o caso.
No último post da sequência, Irajá tuitou que “o povo do Tocantins está cansado dessa política e sabe que o nosso projeto é o melhor para colocar o Tocantins na rota do crescimento econômico e da geração de empregos”.
Prefeitos negam
Vários prefeitos negaram estar apoiando Irajá após o candidato colocar nas redes foto com eles e dizer que eles o apoiavam.