Kombucha é um chá fermentado de origem asiática, conhecido como o “chá da imortalidade”. Ela contém probióticos e enzimas que ajudam no melhor funcionamento do nosso intestino, contribui para a melhora da nossa imunidade, protege a nossa flora intestinal, além de ser uma delicia e refrescante!
A famosa “scoby” (symbiotic culture of bacteria and yeast) é uma colônia de bactérias, que é responsável pela fermentação. Para o preparo da kombucha, você vai precisar de uma scoby e um pouco do chá, já fermentado, que geralmente já vem no kit quando se compra ou quando alguém doa um pedaço para você.
Caso não tenha o líquido, uma alternativa é usar um pouquinho de vinagre branco que vai ajudar no início do processo da fermentação. A base geralmente é feita de chá verde ou chá preto, e açúcar. A scoby se alimenta do açúcar do chá e a partir daí, a alquimia acontece, ou seja, o açúcar se transforma no álcool natural da bebida, que é uma porcentagem bem pequena (aproximadamente 0,05%, em média) e que varia dependendo da quantidade de açúcar.
Outras curiosidades sobre a kombucha:
- A primeira fase da fermentação leva em torno de uma semana até dez dias. Depois de obter a base, você já pode consumi-lá adicionando um outro sabor de sua preferência, que pode ser um chá gelado ou até mesmo um suco.
- Para obter o resultado gaseificado é muito simples também! É só misturar a base da kombucha com seu sabor preferido e armazenar em uma garrafa fechada por alguns dias fora da geladeira, e mesmo sem scoby, o líquido continuará fermentando (se você deixar por muito tempo, a garrafa pode até estourar de tanta pressão).
- Para parar o processo de fermentação é necessário armazenar na geladeira.
Pode ser de vários sabores como hibisco, manga, limão, abacaxi, gengibre, cardamomo, canela — a pimenta cayena para dar um toque final também dá super certo. A outra dica é tomar geladinha, pois isso faz toda a diferença também.
O bacana de beber kombucha, além de fazer bem para o nosso corpo, é que ela também é uma excelente alternativa no lugar da cerveja e/ou refrigerante. Aqui, é com ela que comemoramos, fazemos os nossos brindes de celebração e nos refrescamos nos dias quentes no Sul da Bahia.
Fonte: site Impiri Piracanga