Vitória Soares – Gazeta do Cerrado
O município de Jaú do Tocantins, distante 378 quilômetros de Palmas, comemora seus 26 anos nesta sexta-feira, 7.
A história da cidade se iniciou em 1968, quando a Escola Estadual Cristino Sales foi transferida para as margens do Rio Jaú, devido a dificuldade dos alunos em chegarem na instituição, que antes se localizava em Arraial do Grafite, e através da movimentação de um professor e de mutirões realizados pelos pais de diversos alunos, foi possível ocorrer a mudança.
A criação da escola motivou o surgimento de uma povoação em seu entorno, pois muitas famílias ali se instalaram para que seus filhos pudessem estudar. O desenvolvimento da pecuária e agricultura, a construção de pontes e a descoberta de garimpos na região, também influenciaram no aumento da população local.
Alguns anos depois, na gestão de um novo prefeito do município de Peixe, Sr. Wadson Figueira, um novo prédio foi construído e inaugurado no dia 28 de janeiro de 1974. Essa unidade escolar recebeu a denominação de Escola Reunida Pedro Luiz Bonfim, em homenagem a um líder político da região.
Turismo na região
Entre os principais pontos turísticos da cidade estão a Fonte Termal Magdal, a Gruta Boa Vista e Praia do Caldeirão, que mesmo pouco conhecidas, atraem diversos turistas. As águas termais de Jaú se localizam a 12 quilômetros do dentro da cidade, as águas brotam de três poços e podem atingir até 37 graus Celsius.
Os atrativos do município não contam com infraestrutura bem desenvolvida, portanto, as comodidades são modestas. A simplicidade dos locais não impede a visita de vários turistas durante o ano, auxiliando na movimentação do comércio.
Programação de aniversário
A programação em comemoração aos 26 anos do município começou na última quarta-feira, 5, com louvor e show Católico, show com o musico Thiago Jhonatan, além do inicio do Festival de Música de Jaú.
A segunda noite de atrações iniciou-se com culto e show gospel, seguido pela continuação das apresentações no festival de música, e apresentação do cantor Gabriel Lener, que animou o público.
As comemorações desta sexta-feira, 7, começaram bem cedo, com a Alvorada Festiva, seguida pelo tradicional desfile estudantil e concentração politica. O dia também contará com inauguração de obras na cidade, tarde de programações esportivas e finalização com um show da banda Nechivile.
*Com informações da prefeitura