Coincidindo com o dia da Independência do Brasil, 7 de setembro, o município de Jaú do Tocantins completa 27 anos de emancipação. A prefeitura comemora com shows e festival de músicas.


De acordo com o paço mumnicipal as comemorações finalizam neste sábado com Alvorada Festiva com a banda municipal “Sideneia Dias Fernandes”, desfile estudantil, inaugurações de obras, Corrida de Argola e às 23h show com a Lauana Prado.


Conforme a programação a festividade iniciou desde a última quinta-feira, 05, com o XVIII Festival de Música de Jaú do Tocantins (FESTIMJ) e Show com Jorge Henrique & Gabriel e Natália Gonçalves. Ontem, sexta-feira, 06, foi a final do FESTMJ e show com Forró Maroto.


Preparativos
Segundo informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi realizado, na última semana de agosto, serviços de limpeza de praças e ruas da cidade para receber os visitantes.


O Prefeito Onassys Moreira Costa, diz que Jaú é uma cidade acolhedora. ” Queremos receber sempre a todos de braços abertos na nossa cidade, pois, Jaú é uma cidade hospitaleira e está de braços abertos para receber a todos”, disse o prefeito.

Surgimento da cidade

A povoação que originou a cidade de Jaú do Tocantins, teve início no ano 1968 com a transferência da Escola Estadual Cristino Sales, para as margens do córrego Jaú. Antes da mudança, a escola funcionava no arraial do Grafite, à margem do Rio Almas. A ideia da transferência da escola surgiu devido à redução de alunos e de outros fatores que inviabilizava sua continuidade naquela região.

Através de movimentos políticos, professores, pais e moradores da região, a escola foi transferida para as margens do córrego Jaú. O objetivo era facilitar o acesso dos filhos a escola, pois naquela região havia grande número de crianças sem acesso a unidade escolar.

Os pais interessados, moradores da região naquele tempo, eram donos de propriedades rurais. Após fazer uma análise detalhada da região o professor Justiniano Oliveira Souto entendeu que o local adequado para a instalação da escola seria a margem direita do córrego Jaú, que por ser bem centralizado facilitaria o acesso de maior número de crianças da região. Então o senhor Gesi Alves de Morais, proprietário da fazenda escolhida, doou uma gleba de terras, para a edificação do prédio escolar.

A construção da escola teve início no dia 02 de fevereiro de 1969. Terminado as obras as atividades na nova escola iniciaram em 16 de junho de 1969, na gestão do prefeito de Peixe, Sr. Olegário Dias Pinheiro.

A criação da escola motivou o surgimento de uma povoação em seu entorno, pois muitas famílias ali se instalaram para que seus filhos pudessem estudar.
(Fonte: Com informação do portal da prefeitura de Jaú do Tocantins).