Marco inicial dos Jogos Escolares da Juventude, a cerimônia de abertura da maior competição escolar do Brasil foi realizada na noite dessa terça-feira, 20, no ginásio de esportes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A solenidade teve como mestre de cerimônia o ex-judoca, Flávio Canto, e contou com a presença de renomados atletas olímpicos, embaixadores dos Jogos.
Antes mesmo do início da solenidade, a animação das 27 delegações empolgava o público presente. Ao todo, 3.869 atletas de todo o Brasil disputam 13 modalidades individuais e coletivas até o próximo dia 29.
Do Tocantins, 130 alunos/atletas irão competir em 12 modalidades. Para eles, a oportunidade de participar de uma competição do porte dos Jogos Escolares da Juventude é de grande importância.
“É espetacular poder participar dos Jogos. Eu sei que são poucos que têm essa oportunidade de poder representar o nosso Estado”, destacou Lorrane Martins de Sousa, do Atletismo.
Porta-bandeira durante a abertura dos Jogos, o maratonista Pedro Henrique Fagundes comentou sobre a emoção de transportar o pavilhão tocantinense. “Além de poder representar o Tocantins no Tênis de Mesa, eu tenho a honra de transportar o símbolo do meu Estado. É maravilhoso”, disse.
Além das competições, os Jogos promovem uma grande interação sociocultural ao unir alunos/atletas de todo o País. De acordo com o técnico da equipe de Badminton, Rodrigo Paganella Silveira, este fator, aliado ao incentivo à prática esportiva, é fundamental para o desenvolvimento das crianças.
“É uma faixa etária em que as crianças ainda estão amadurecendo e ainda têm muito tempo para competir e ganhar experiência. Além disso, eles têm a oportunidade de conhecer novos atletas, novas culturas e isso é muito importante”, frisou o técnico.
Fonte: Ascom