A campanha de Jorge Frederico (Republicanos), da Coligação Araguaína Pode Mais, recebeu o apoio de centenas de servidores públicos estaduais da educação, na noite desta quinta-feira, 12. A reunião foi marcada por depoimentos de educadores que pedem a união entre Estado e Município para melhorar a Educação municipal.

Estiveram presentes, além de coordenadores educacionais, diretores de escolas e professores, o deputado federal Lázaro Botelho (PP), o estadual Marcus Marcelo (PL) e a ex-deputada estadual e ex-prefeita de Araguaína, Valderez Castelo Branco (Republicanos).

Para a professora de matemática da rede estadual Evoneide Gomes, a base da educação tem que melhorar muito em Araguaína. “Isso desde o início, o estudante tem que ser estimulado para chegar no segundo grau envolvido, hoje eu recebo aluno semianalfabeto, tem aluno no 6º ano que não sabe operações básicas de multiplicar e dividir e isso atrapalha, pois ele não consegue ver o conteúdo da série que ele está, pois tem que ensinar o que ele não viu lá na série inicial”, afirmou a professora.

 

Ideb

O Superintendente Regional de Educação, Luis Boenergio, não poupou críticas à educação municipal e declarou que este é o momento de Araguaína trabalhar com o governo estadual. “A educação tem que caminhar junto, é a nossa oportunidade, hoje a educação municipal está isolada”.

Luis também criticou os recentes números divulgados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “O aluno de 2º ano tem que ler e escrever e infelizmente isso não está acontecendo aqui, o que estamos vendo é um aluno que não está se desenvolvendo como esperado, como deveria, eles chegam no segundo grau. O Ideb municipal não está bom, isso é uma falácia que andam falando por aí”, afirmou.

 

Servidor valorizado

Jorge Frederico agradeceu o apoio recebido e declarou que tem defendido a necessidade urgente de fortalecer a união e trabalho entre os poderes, assegurando que os recursos, projetos e investimentos fluam de maneira integrada, beneficiando diretamente as escolas, professores e, principalmente, os alunos.

Para ele, a educação é uma prioridade e não está sendo valorizada como deveria. “O nosso Ideb está abaixo do que estão divulgando por aí, infelizmente estamos atrás de municípios muito menores que nós. Isso tem que mudar e nós vamos mudar isso. É preciso valorizar o servidor, o professor é a base de tudo e ele está deixado de lado, mas nós vamos mudar isso. A data-base será respeitada, assim como as progressões, como o Governo do Estado tem feito. É urgente de fortalecer os laços entre o município e o estado, assegurando que os recursos, projetos e investimentos fluam de maneira integrada, beneficiando diretamente as escolas, professores e, principalmente, os alunos”, afirmou Jorge.

 

Luis Boenergio crítica educação municipal e fala da importância da parceria

 

Legenda: Professora da  rede estadual, Evoneide Gomes declara apoio ao candidato Jorge