Durante o 1º jantar Africano realizado nesta sexta-feira, 23, em Palmas a Associação dos Amigos e Filhos da África/ AFAA homenageou a Gazeta do Cerrado.

“A Gazeta é uma grande parceira na valorização da cultura negra e africana e queremos aqui homenagear toda essa parceria e compromisso com as pautas”, disse o presidente Donat Cristian.

A homenagem foi surpresa. A jornalista, sócia proprietária e Editora Chefe da Gazeta, Maju Cotrim recebeu a homenagem e agradeceu. “Em nome da Gazeta agradeço e reafirmo nosso compromisso com a valorização da cultura negra e africana e contra qualquer tipo de discriminação na sociedade. Um Estado com mais de 70% de sua população negra precisa trabalhar a inclusão, políticas públicas de reparação e implantar ações permanentes de preservação cultural”, afirmou.

A Gazeta entende que a comunicação tem um papel importante contra o racismo por isso trabalhamos um conjunto de ações e Conteudos especiais dando espaço para a diversidade e os povos originários. Ela lembrou ainda do trabalho de referência do também sócio proprietário da Gazeta, Marco Jacob faz na área indígena e também de promoção de Direitos Humanos.

Também foram homenageados os professores da UFT, George França, Maria Santana e Solange Nascimento além do ativista e advogado de Direitos Humanos Cristian Ribas.

O jantar foi o maior evento africano de gastronomia e cultura típica já realizado no Tocantins.