Jornalista Seleucia Fontes/ Abrajet TO)
Conhecida como a “Pérola do Tapajós”, Santarém, no Pará, irá sediar o XXXVII Congresso Nacional da Associação dos Jornalistas Especializados em Turismo (Abrajet), na última semana de junho de 2020, com dois dias de permanência no Festival de Parintins (AM). A definição ocorreu durante a 36ª edição do encontro, ocorrido entre 27 e 30 de novembro, na cidade de Urubici, localizada na Serra Catarinense.
Para reforçar o interesse dos paraenses em levar jornalistas de todo o país para a região, a seccional da Abrajet Pará levou o secretário de Turismo de Santarém, Diogo Pinho, à Santa Catarina. “Será oportunidade para todos conhecerem as nossas belezas naturais, nossos atrativos culturais, históricos, a riqueza da nossa culinária”, disse.
Urubici
Organizado pelo presidente nacional da Abrajet, Evandro Novak, e a seccional de Santa Catarina, tendo o diretor de relações institucionais Bob Santos, representando o Ministério do Turismo, o Congresso deste ano contou com palestras, reuniões e visitas técnicas aos pontos turísticos de Urubici, distante cerca de 172 km de Florianópolis e que conta com mais de 300 hospedagens e muitos atrativos naturais, como a Pedra Furada, a Serra do Corvo Branco, a Cascata do Avencal, o Morro do Campestre, entre outros. Sem contar eventos como o Festival da Truta, a gastronomia local e os chamados vinhos de altitude, produzidos com uvas da região.
Mas o grande charme da cidade está em mesmo em suas pousadas e hotéis fazenda, que atraem grande número de visitantes na temporada de inverno. Uma iniciativa que só começou a tomar forma no final dos anos de 1990, e que tem conquistado cada vez mais adeptos que buscam a experiência das baixas temperaturas do Sul do País, mas fora da Serra Gaúcha.
Atualmente, a luta de empresários do trade turístico e prefeitos da região, entre eles Antonio Zilli, de Urubici, é a pavimentação asfáltica de um pequeno trecho que liga as regiões serranas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A partir do cumprimento desta demanda, previsto para 2020, há projeto de divulgação de roteiros turísticos ligando várias cidades dos dois estados.
Congresso levou jornalistas de todo o Brasil a Urubici
João Ramid