Maria José Cotrim

Os jornalistas do Tocantins foram homenageados em sessão solene na Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 10. Foi uma sessão com música e de desejo de fortalecimento da categoria no Estado. A cantora Nacha Moreto cuidou da parte musical com várias canções.

Vários deputados se revezaram na entrega das placas de homenagem.

(Foto: Marco Aurélio Jacob)

O Jornalista e pioneiro no Webjornalismo no Estado, Cleber Toledo, falou em nome dos homenageados. “Somos vocacionados a provocação”, disse.

O jornalista falou ainda que há uma batalha por mentes e ações. ” Ser operário desta causa exige acima de tudo coragem”, frisou.

Ele afirmou que Jornalismo é sacerdócio. “Muitas vezes temos que transitar entre o sagrado e o profano”, destacou. Ele disse que a categoria ainda luta mas segue de cabeça erguida. ” É permanecer firme nesta trincheira”, afirmou.

O jornalista disse que a maior batalha é atingir as mentes e corações de quem se pauta pela informação.

(Foto: Marco Aurélio Jacob)

Gazeta homenageada

A jornalista Maria José Cotrim foi uma das homenageadas. Há 12 anos atuando no Estado, recebeu o prêmio das mãos do sócio, Marco Aurélio Jacob, e da deputada Luana Ribeiro. “É um reconhecimento para nós que pautamos o Estado todos os dias, muitas vezes com carga excessiva de trabalho porque a notícia não para e temos o dever de leva lá a população. Sinto-me honrada pela valorização e isto nos estimula ainda mais no nosso trabalho. A Gazeta continua e continuará na busca diária pela informação de qualidade”, disse.

A Jornalista prega respeito e valorização a categoria.

(Foto: Marco Aurélio Jacob)

Respeito

A deputada Luana Ribeiro disse que o dia fica na história da Casa. “Respeitamos o trabalho, toda fala de um jornalista acrescenta na sociedade. A notícia está cada vez mais veloz e vocês cada dia mais atuantes”, destacou.

Luana falou da evolução do exercício da profissão e disse que a homenagem foi conferida a pessoas que fazem Jornalismo com credibilidade e inclusive sem fakenews.

A deputada Luana também pregou a necessidade de respeito a profissão e citou o caso denunciado pela Gazeta do Cerrado, da jornalista Gabriela Melo, que teria sido agredida enquanto trabalhava.

O deputado Paulo Mourão falou do domínio patrimonial da imprensa o impacto da tecnologia através das redes sociais. Ele diz que a essência do jornalismo precisa ser recuperada : ” relação de credibilidade do setor que informa com o que recebe a notícia”, enfatizou.

O deputado José Roberto Forzani disse que há uma batalha da contrainformacao. Ele fez críticas às grandes empresas de comunicação. “Quero excluir as empresas de comunicação sabendo do papel nefasto que fazem e parabenizar os jornalistas que permanecem na resistência”, disse ao criticar as empresas de comunicação.

A deputada Valderez Castelo Branco disse que o Jornalismo não tem feriado. “O tempo de vocês é primeiro para a notícia”, destacou ao citar a doação dos profissionais.

Homenageados

Foram homenageados: Carlos Alberto Gomes Ferreira, Maria José Cotrim, Ivonete Mota, Cleber Toledo, Alessanda Bonfim Bacelar, Kiara Lubick, Georgethe Pinheiro, Márcia Alves, Eduardo Azevedo, João Renildo Gomes Aguiar, Álvaro Valim, Welcton Rodrigues de Oliveira e João José Ferreira da Silva, Fernando Almeida.

(Foto: Marco Aurélio Jacob)