Em assembleia realizada no dia 18 de outubro de 2021, no Hotel Mirante da Ilha, em Alter do Chão, os participantes do Encontro dos Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Encomtur) oficializaram a criação da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur), entidade que já conta com afiliadas criadas em quatro estados e em processo de criação em outros sete estados.
Durante a reunião também foram discutidas as diretrizes e missão da nova entidade e seu estatuto.
Por decisão unânime, foi definida a constituição de uma diretoria provisória, que ficará responsável pela organização administrativa e financeira da FEBTUR, bem como pelo desenvolvimento de um plano de ações, da política de comunicação institucional, entre outros. Na mesma assembleia foi definido o mês de maio de 2022 para a realização do Congresso Nacional de Jornalistas e Comunicadores de Turismo da nova entidade.
Assembléia de criação da FebTur, entidade que representa a Comunicação de Turismo, foto: @marcojacobbrasil/Gzt
Segundo o presidente da nova entidade, Gorgonio Loureiro, a FEBTUR nasce sob o manto da modernidade, da democracia e da transparência. “Nasce sobretudo, do desejo de jornalistas do Brasil em criar uma entidade que atendesse aos anseios da comunicação moderna, não apenas do jornalismo tradicional do turismo, mas que abranja os aspectos mais amplos da comunicação”.
Loureiro ressaltou ainda que com a disseminação da comunicação em diversas plataformas, de formas diferentes, com multiprofissionais e a nova entidade “tem a missão de oxigenar e fomentar essa nova forma de comunicação, rejuvenescendo – não só etariamente – a entidade, mas aproveitando esse pensamento diferente, a comunicação rápida, aliando a experiência que temos em nossos quadros, mas que também se moderniza e agrega nessa nova forma de comunicação que queremos levar ao fazer turístico e a comunicação do turismo brasileiro”
O diferencial, segundo o dirigente, será uma entidade aberta, para a comunicação do Turismo em tempos de modernidade. “E pra isso vamos arregaçar as mangas e organizar um grande congresso, seja em Aracaju, seja em Salvador, as cidades que se prontificaram em receber o primeiro congresso e até la vamos planejar, organizar e fortalecer a entidade criada, a partir deste encontro maravilhoso que o Pará, com a Christina Hayne e toda a sua equipe organizou recebendo quase 90 jornalistas de turismo de todo o Brasil”, finalizou.
O cofundador e diretor da Gazeta do Cerrado, Marco Jacob, faz parte da diretoria nacional provisória como Diretor de Comunicação. Jacob destaca a oportunidade de um novo ente Federal de para o turismo brasileiro: “A FebTur é uma grande oportunidade de estruturar e regulamentar o segmento de comunicação para o Turismo no Brasil, seja da coluna de turismo dos jornais e portais, até “instagramers” e quem produz conteúdo de suas experiências no Turismo, e vai mais além e amplia as parcerias com toda a cadeia turística brasileira.”
A entidade passa a somar esforços para o segmento de comunicação de turismo e está aberta aos profissionais ou quem deseja se tornar profissional desta área. O intuito é elevar a qualidade da comunicação turística e contar com a produção de conteúdo dos Estados participantes da FebTur e oferecer produtos que o mercado turístico reprimido devido a pandemia.
“O momento é agora!” Define Jacob sobre o segmento do “Trade Turístico”: Debater e somar e trocar conhecimentos e conteúdo enriquecendo tanto os próprios veículos de comunicação participantes, como o próprio mercado turístico que precisa de constantes atualizações sobre os atrativos, hospedagem e informações que estimulem e facilitem aos turistas.
O Congresso Nacional a ser realizado em 2022, já contará com a FebTur estruturada e pronta para a definição da Diretoria que terá mandato único de 3 anos.
DIRETORIA PROVISÓRIA ELEITA:
Presidente: Gorgônio Boaventura Loureiro de Souza
Vice-presidente: Walter Estevam Junior
Diretor Administrativo: Gilberto Correia da Silva
Diretor de Planejamento: João Carlos Andreoly Ferreira
Diretora de Projeto: Selêucia Calvão Fontes
Diretor de Comunicação; – Marco Aurélio Cassoli Jacob
Diretor Financeiro: Ivan Leyraud Moniz Ribeiro Filho
Diretor de Mercado e Expansão: Thereza Christina de Vasconcellos Hayne
Diretor de Relações Institucionais: Arnaldo Martins Moreira
Diretoria de Assuntos Governamentais: José Torres
Diretor de Relações Internacionais: Walter de Jesus Xéu
Diretor de Marketing; – José Maria Pinheiro
Diretora de Eventos; – Cassandra Teodoro dos Santos Gonçalves
CONSELHO DE ÉTICA:
TITULARES:
Shislane da Vitória Silva de Castro
João Ramid Brarrymi Borges
Raimundo Penaforte de Sousa
SUPLENTES:
Sérgio Moreira
Luiz Carlos Silva Cesar
Gutemberg Marques Bogéia
CONSELHO FISCAL:
TITULARES:
Jairo Sidney Bianchi Peres
Rosimari de Oliveira
Bernadete de Lourdes Farias Espinoza
SUPLENTES:
Liszt Coutinho Madruga
Douglas Spada
Messina Palmeira