A vacina é esperança contra a Covid-19 e Gurupi, entre as três maiores cidades do Tocantins, é a que mais vacinou contra a doença. Os dados do sistema Integra Saúde, plataforma do Governo Estadual que compila informações sobre a vacinação, mostram que a cidade já vacinou 24,91% da população.

De acordo com o Integra, Gurupi recebeu 35.646 doses e aplicou 30.755 doses, o que representa 86,27%. Palmas vacinou 23,48%, utilizando 86,27% das doses e Araguaína 23,25% da população, utilizando 71,82% dos imunizantes.

Na região Sul, Gurupi também figura com destaque, conforme dados do sistema estadual. Formoso do Araguaia vacinou 19,83% da população; Cariri do Tocantins, 23,19%; e Peixe 20,89%.

A Prefeita Josi Nunes, afirma que esse resultado é fruto do empenho dos profissionais da saúde e das estratégias adotadas para alcançar o maior número de pessoas de cada público prioritário. “A cada nova remessa de vacinas que recebemos, nossas equipes não medem esforços para agilizar o processo de vacinação”, destacou.

Mais de 30 mil doses aplicadas

Conforme os dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, até às 14 horas dessa terça-feira, 22, foram aplicadas 31.263 doses. O secretário municipal de Saúde, Relmivan Milhomem explica que o sistema de vacinação é muito dinâmico e os municípios conseguem atualizar mais rápido estas informações, mas sempre o Município e Estado estão em sintonia e com muita segurança na divulgação destes dados. “Essa pequena diferença que existe é justamente em virtude do tempo para compilar os dados”, explicou o secretário ressaltando que nas últimas semanas Gurupi vem ampliando consideravelmente o público apto a ser imunizado.

A vacinação está sendo realizada de acordo com as orientações do Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde (MS) e será ampliada para outras categorias assim que novas remessas de doses forem disponibilizadas ao município.

 Atualmente estão sendo vacinados em Gurupi:

  • Pessoas sem comorbidades na faixa etária a partir de 50 anos;
  • Profissionais da indústria nas áreas de: telecomunicações; coleta (ex. trabalhadores da limpeza urbana), de produção e tratamento de energia, água, esgoto e resíduos; e trabalhadores das atividades de Correios a partir de 18 anos;
  • Profissionais da Educação a partir de 18 anos;
  • Grávidas e puérperas com comorbidades;
  • Pessoas com comorbidades a partir de 18 anos;
  • Pessoas com mais de 60 anos;
  • E pessoas aptas a receber a segunda dose do imunizante.

Texto: Heliana Oliveira

Fotos: Lino Vargas