Brener Nunes – Gazeta do Cerrado
O estudante Carlos André Costa Rocha da Silva, de 21 anos, criou em sua comunidade, no bairro Novo Horizonte, em Miracema, uma escola de lona. Em entrevista à Gazeta do Cerrado nesta segunda-feira, 11, Carlos conta que sempre gostou de repassar o que aprendia em sala de aula. “Sempre observei bem os professores, e comecei a ajudar meus colegas e quem precisasse de ajuda”, afirmou Carlos André.
Atualmente, o estudante está no primeiro ano do Ensino Médio e deseja cursar Pedagogia. “Comecei a dar aulas na minha casa para cinco crianças, depois foi aumentando”, disse Carlos.
“Fui construindo as salas e aumentando. Ai o número de alunos também foi crescendo”, disse Carlos André.
A Escola Alegria do Saber é feita de lona e de outros materiais recicláveis. Carlos conta que atualmente, a escola possui cerca de 60 alunos, e funciona nos finais de semana e feriados, pela manhã e à noite. “A escola já funcionou no quintal da minha casa. Agora, Minha avó deu um terreno maior. Temos quatro salas no momento, diretoria, biblioteca e sala de recursos. Só falta o banheiro, mas quem precisar pode ir até a casa da minha tia”, informou.
Carlos conta que todo o material como carteiras, mesas, livros foram cedidos por meio de doação de amigos, professores e pessoas que apoiam a causa.
Além do estudante, uma professora também ajuda a ministrar as aulas. Ela se chama Antonia Silva.
Célia André esclarece que ainda irá construir sua escola. “A prefeitura já doou um terreno bem maior, e lá vou construir a escola quando me formar”, afirmou o jovem professor.
Veja Fotos: