A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Coordenação de Imunização, informa aos jovens de 11 e 12 anos para irem às unidades básicas de saúde para receber a dose da vacina Meningo ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W.

A Coordenadora de Imunização, Jucileia Lima, destaca a importância dos pais verificarem o cartão de vacina e levarem os adolescentes para tomar a dose. “Precisamos aplicar as doses até o mês de maio, por isso pedimos aos pais que não deixem de levar os filhos às salas de vacina”.

Meningite

A doença meningocócica é uma infecção causada pela bactéria Neisseria meningitidis. Essa bactéria pode causar meningite (infecção do cérebro e da medula espinhal) e septicemia (infecção na corrente sanguínea).  Esses dois tipos de infecções são muito graves e podem levar à morte em até 24 horas.

É uma doença grave que pode levar a óbito em 24 a 48 horas; um em cada cinco casos pode levar a consequências graves como amputações, surdez ou cicatrizes; aproximadamente duas em cada dez pessoas acometidas vão a óbito no Brasil.

A vacinação é a melhor forma de prevenção contra a doença, e está disponível nas redes pública e privada. Outras formas de prevenção incluem: manter os ambientes ventilados e limpos e evitar aglomerações.

Unidades

A Vacina Meningo ACWY está disponível nas Unidades Básicas de Saúde: Campo Belo, Pedroso, Waldir Lins, João Manoel (Rua 6), Sevilha, Jardim dos Buritis, Parque das Acácias, Casego, Vila Íris, Vila Nova, Bela Vista, Vila São José.

A dose está sendo aplicada entre 7h e 12h, de segunda a sexta-feira.

Fonte – Secom Gurupi