Adolfo Amaro Mendes é o novo desembargador do TJ do Tocantins — Foto: Rondinelli Ribeiro/TJ do Tocantins

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ) elegeu, por unanimidade, o magistrado Adolfo Amaro Mendes para a vaga de desembargador aberta com a aposentadoria de José de Moura Filho. O pleito durante a sessão do pleno nessa quinta-feira, 08, em formato virtual. O novo desembargador abriu mão de uma sessão solene e tomou posse logo após ser eleito.

“Ascender a esta Corte após 32 anos de exercício no primeiro grau de jurisdição e nela ter assento ao lado de magistrados íntegros e cultos, que trabalham incansavelmente em prol do respeito e da dignidade da justiça deste Estado, muito me honra”, disse Adolfo Amaro.

Conheça Adolfo Amaro

Adolfo Amaro Mendes é natural de Angola e tem 61 anos. Antes de ir para o TJ, estava atuando na 1ª Vara Cível da Comarca de Terceira Entrância de Paraíso do Tocantins, desde 1994. No estado, também foi juiz eleitoral da 1ª Zona Eleitoral de Araguaína, entre 1989 e1990, e juiz eleitoral da 7ª Zona Eleitoral, em Paraíso do Tocantins.

Ele possui formação pela Universidade Federal de Goiás e atuou lecionando direito civil e direito internacional público na Universidade Federal do Tocantins.

Atualmente, o pleno do Tribunal de Justiça é composto ainda pelos magistrados Etelvina Maria Sampaio Felipe, Jacqueline Adorno, Ângela Prudente, Eurípedes Lamounier, Helvécio Maia, Maysa Vendramini Rosal, Pedro Nelson de Miranda Coutinho e o presidente João Rigo Guimarães.