Nos bastidores nacionais a disputa pela presidência do Senado já é cada dia mais assunto de projeções e cenários. A eleição ocorrerá em fevereiro de 2021.

A possibilidade de o atual presidente Davi Alcolumbre (DEM-AP) disputar a reeleição está sendo discutida pelo Supremo Tribunal Federal e deve ir a plenário virtual entre os dias 4 e 11 de dezembro. Gilmar Mendes é o relator.

Atualmente, a Constituição e os regimentos internos das duas Casas impedem a reeleição dentro de uma mesma legislatura, que é o período de quatro anos que coincide com um mandato de deputado federal. Só é permitida a recondução se ela ocorrer de uma legislatura para a seguinte. Tanto Davi quanto o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), foram eleitos pelos seus pares em fevereiro de 2019.

Davi é abertamente candidato para o pleito interno de fevereiro de 2021 mas caso o parecer seja contra a possibilidade ele estaria disposto a apoiar um aliado.

Eduardo Gomes – Divulgação

A decisão do STF será crucial para o desenho do cenário. O Tocantins integra o time de cotados com o nome do senador e líder no Congresso, Eduardo Gomes não só citado pelos veículos nacionais mas visto como um perfil adequado devido ao bom relacionamento e alta qualidade legislativa.

Muita água ainda vai passar debaixo da ponte e o start será dado pela decisão do STF.

A Gazeta acompanha todos os detalhes das movimentações nacionais.