Servidores chegaram a denunciar a falta de leitos de terapia intensiva para recém-nascidos

Saiu decisão judicial no final da manhã desta sexta-feira, 26, do juiz Frederico Paiva que determinou que o Estado providencie leitos de UTI para sete bebês que estão na fila do Hospital Dona Regina. O pedido foi da Defensoria Publica.

O prazo é para 24 horas. As diárias, segundo a decisão devem ser pagas imediatamente sob pena de bloqueio

A situação

A maior maternidade pública do Tocantins sofre com a falta de leitos de terapia intensiva para bebês recém-nascidos da unidade hospitalar.

A situação foi denunciada pelos próprios funcionários do Hospital e Maternidade Dona Regina, nesta quinta-feira, 25.

Conforme os servidores, o bloco da maternidade onde estão os leitos de UTI e unidades de cuidado intermediário estariam lotados e por conta desse problema, alguns recém-nascidos estariam na fica de espera para iniciar o tratamento intensivo.

O que diz o Estado

Veja nota do Estado sobre o assunto

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que o Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR) recebeu nos últimos dias, por demanda espontânea e regulada, inúmeras pacientes gestantes com recém-nascidos em estado grave, prematuros ou com outras patologias que necessitam de UTI neonatal, uma demanda acima do esperado.

A SES explica ainda que está trabalhando para aquisição de leitos de UTI neonatal em unidade privadas e esclarece que o credenciamento para leitos de UTI neonatal e pediátrico permanece aberto, entretanto a grande parte da rede privada também está com lotação máxima e devido à pandemia, há uma dificuldade maior para conseguir leitos rede privada e estadual dos estados vizinhos.

O órgão reforça que trabalha diuturnamente para aumentar a assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Tocantins

Equipe Gazeta do Cerrado