A Justiça Eleitoral do Tocantins finalizou, na última sexta-feira (13/08),  a elaboração do Planejamento Integrado para as Eleições 2022. O documento homologado pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, vai ao encontro dos eixos de priorização da Gestão 2021-2023, que visa a promoção do diálogo, transparência e eficiência.

O Planejamento conta com 20 processos relacionados ao pleito que compõem o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) do TRE-TO e são certificados conforme os padrões da norma ISO 9001:2015. Com ações que vão desde o alistamento dos eleitores até a diplomação dos candidatos eleitos, o projeto visa promover um gerenciamento completo dos processos de realização das eleições no Tocantins e o aperfeiçoamento constante das ações, com o objetivo de tornar o processo eleitoral cada vez mais transparente, célere e eficaz.

“A metodologia de planejamento é fundamentada na gestão por processos e na aplicação dos princípios da qualidade,  estabelecendo um ciclo de melhoria contínua através do acompanhamento periódico que favorece a transparência na execução dos processos e procedimentos, além de permitir a revisão das ações e dos projetos em andamento, possibilitando a correção de rumos e, se necessário, viabilização quanto ao alcance dos objetivos estipulados”, destaca o assessor de Pesquisa, Estratégia e Gestão da Qualidade do Tribunal, José Paiva.

Para a elaboração do planejamento, os gestores e colaboradores dos processos integrantes do escopo do Sistema de Gestão da Qualidade participaram de oficinas de trabalho entre os meses de maio e junho. Todas as ações previstas foram inseridas no sistema de Padronização de Logística (PadLog), onde serão gerenciadas por meio do ciclo PDCA – Planejar, Fazer, Checar e Agir.

Conforme o Planejamento Integrado das Eleições Gerais, o referencial monetário estabelecido para as despesas do pleito no Tocantins é de R$7,6 milhões.

Conheça os processos que fazem parte do Planejamento Integrado para as Eleições 2022:

  1. Gerir a estratégia

  2. Gerir o planejamento das eleições

  3. Gerir a comunicação institucional

  4. Prover excelência no atendimento ao cidadão-usuário

  5. Gerir logística para as zonas eleitorais

  6. Monitorar o trâmite processual judicial do 1º grau

  7. Monitorar o trâmite processual judicial do 2º grau

  8. Apurar votação

  9. Diplomar eleitos e suplentes

  10. Gerir o orçamento

  11. Gestão de pessoas

  12. Gerir urnas eletrônicas

  13. Gerir bens e serviços

  14. Prover infraestrutura tecnológica

  15. Orientar e processar prestação de contas de campanha eleitoral

  16. Ouvir o cliente/cidadão-usuário

  17. Inspecionar os cartórios eleitorais

  18. Monitorar o cadastro de eleitores

  19. Monitorar votação

  20. Auditar o funcionamento das urnas eletrônicas

Texto: Paula Bittencourt – ASCOM TRE-TO