A 5ª Zona Eleitoral de Miracema indeferiu, nesta quarta-feira (2), o pedido de liminar apresentado pelo candidato à prefeitura de Lajeado, Dr. Tércio. O objetivo da ação era impedir a divulgação de uma pesquisa eleitoral conduzida pelo Instituto Seta, que coloca a candidata Márcia Enfermeira à frente nas intenções de voto.
Segundo o juiz Marcello Rodrigues Ataídes, que analisou o caso, não foram identificadas irregularidades no levantamento apresentado pelo instituto. Dessa forma, o magistrado negou o pedido de Dr. Tércio, permitindo que os dados da pesquisa fossem divulgados publicamente.
Pesquisa Seta: Márcia Enfermeira lidera
A segunda rodada de pesquisas eleitorais realizada pelo Instituto Seta revela a liderança da candidata Márcia Enfermeira na corrida pela prefeitura de Lajeado, com 56,5% das intenções de voto na modalidade estimulada. O candidato Doutor Tércio aparece em segundo lugar com 41%.
No cenário de votação espontânea, a liderança de Márcia Enfermeira também se mantém com 55,8%, seguida por Doutor Tércio, que registra 40,3% das intenções de voto.
A pesquisa também mediu a rejeição dos candidatos. Doutor Tércio é o mais rejeitado, com 21,3%. Márcia Enfermeira, por sua vez, apresenta a menor rejeição entre os concorrentes.
A primeira pesquisa Seta também apontava vitória de Márcia, enfermeira com mais de 50% das intenções de voto em Lajeado.
Metodologia
O levantamento foi realizado com uma amostragem de 400 pessoas no dia 26 de setembro, utilizando uma metodologia de amostragem aleatória estratificada por zonas administrativas de Lajeado, com cotas proporcionais de sexo, idade e renda. A pesquisa tem um intervalo de confiança de 95% e uma margem de erro de 4,62 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número TO-08851/2024.