Daleti Jeovana 

A Gazeta do Cerrado esteve nesta terça-feira, 16 na Câmara Municipal de Palmas questionando os vereadores a respeito das polêmicas que envolve a Casa de Leis.

Por meio de Portaria foi criada uma Comissão Especial do Concurso, para realizarem estudos analisando possibilidades de instituir certame para provimento de cargos efetivos na Câmara, pois desde 1995 isso não ocorre, de acordo com o Ministério Público do Tocantins (MPE).

Conforme o vereador Júnior Geo, componente da Comissão, foi solicitado ao Recursos Humanos da Diretoria Geral da Câmara, por meio de ofício, a quantidade de cargos comissionados, para serem estudados, mas ainda aguardam retorno. Segundo o vereador, na tarde de hoje, será solicitado ao presidente da Casa a inclusão da Diretoria Legislativa e da Diretoria de Recursos Humanos na Comissão.

“Esperamos que a presidência da Câmara Municipal venha promover o lançamento de edital, contratação de uma empresa, para que se faça o concurso ainda no ano de 2016, vamos lutar para isso, frisou. ”

Cumprindo ordens judiciais, na manhã de hoje foram feitas revisões das Comissões, para  que haja destrancamento da pauta.  De acordo o vereador Major Negreiros, presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), está programada para que às 14h00 os vereadores se reúnam e redistribuam entre si, os projetos para que haja votações. “Estamos com a programação para nos reunir hoje às 14:00 horas, para já darmos início à redistribuição de todos os projetos que estão na Câmara Municipal, trancando a pauta, e dentro dos casos legais, nós vamos estar colocando estes projetos em votação o mais rápido possível, afirmou”.

 

De acordo com o Presidente da Câmara, Rogério Freitas, mesmo no período eleitoral, as atividades na Casa, continuarão com normalidade. “O Comprometimento dos vereadores que fazem parte da Casa de Leis, tem o compromissos para nas terças, quartas e quintas estarem aqui, para que possamos desempenhar o trabalho a contento”, disse.

 

Questionado sobre as denúncias de haver servidores fantasmas na Câmara, Rogério afirma que a Casa de está aberta para os órgãos de controle, fiscalização e para a imprensa.

“Denúncias podem surgir a qualquer tempo,  o interessante é que elas surgem no período eleitoral, mas isso nos deixa absolutamente tranquilos. Esta gestão, nem a gestão do Vereador Major Negreiros votou-se resolução criando cargos. São as mesmas resoluções que existiam há quatro, oito anos atrás, com um agravante, com um diferencial, antes tinham 12 vereadores, hoje são 19, mas as resoluções são as mesmas”, apontou.