Maju Cotrim

A Senadora pelo Tocantins e presidente do PDT no Estado, Kátia Abreu procurada pela Gazeta do Cerrado no início desta semana para falar sobre a Reforma da Previdência disse que não vai antecipar o voto.

Segundo aliados, ela analisa se votara contra ou a favor a proposta atual e ouve categorias.

Em uma transmissão ao vivo nas redes sociais, o líder da bancada no Senado, Weverton anunciou que o PDT vai apresentar um voto em separado para alterar a PEC 06/2019, tendo como base o texto da emenda substitutiva global apresentada pela bancada do partido na Câmara. O objetivo é amenizar os prejuízos causados aos trabalhadores, principalmente os mais pobres.

Weverton reconheceu algumas conquistas na proposta aprovada pela Câmara, como a redução na idade para a aposentadoria de professores, sugerida pelo PDT, e informou que Tasso Jereissati sinalizou que deve acatar algumas emendas do partido. O senador, no entanto, disse que a nova Previdência está longe da desejada.

Declaração

Kátia já declarou várias vezes que só votará a favor da Reforma da Previdência se ela não prejudicar agricultores e idosos. “Não voto contra trabalhador rural”, disse há meses atrás antes da Reforma chegar no Senado.