Foto – Prefeitura de Lajeado
Secretaria Municipal de Saúde de Lajeado iniciou esta semana a vacinação contra a covid-19 para as crianças da faixa etária de 5 a 11 anos. A imunização ocorrerá das 07h às 11h e das 13h às 17h, na Unidade de Saúde Dona Felisbela. A aplicação para o público infantil foi autorizada pela Anvisa e incluída no Programa Nacional de Imunização pelo Ministério da Saúde.
As doses do imunizante da Pfizer-BioNTech pediátrica chegaram na semana passada no município. Lajeado recebeu, neste primeiro lote da vacinação infantil, 50 doses. A prioridade de aplicação são para crianças com deficiência permanente ou com comorbidades, mas aqueles entre 5 e 11 anos e que não têm comorbidades poderão receber as doses remanescentes da vacina.
O prefeito de Lajeado, Júnior Bandeira, reforça a importância da vacinação. “É com muita honra que começaremos a vacinar as nossas crianças. É mais uma maneira de reconhecer a eficácia da vacinação, todos estarão mais tranquilos e seguros após a imunização infantil. Nossa prioridade é vacinar as crianças que apresentam comorbidades e que tenham alguma deficiência permanente, mas todas as outras que estão dentro da faixa etária poderão receber as doses que estão sobrando”, informa.
Vacinação na comunidade Pedreira
Para imunizar os pequenos que moram na região da Pedreira, uma equipe de vacinação da Secretaria de Saúde estará nesta quinta-feira, 27/01, no prédio da subprefeitura, das 08h às 16h. A Unidade de Saúde José de Souza Parente está passando por uma reforma geral, por isso os atendimentos no local seguem suspensos.
Documentação necessária
As crianças devem estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis para a assinatura do termo de consentimento. Deverão ser apresentados a carteirinha de vacinação da criança e documento de identificação (RG e CPF). Os pais também devem apresentar os documentos pessoais.
A vacina Pfizer-BioNTech pediátrica
A vacina será aplicada em duas doses, com o intervalo de oito semanas entre as aplicações, da mesma maneira que aconteceu com os adultos. A versão pediátrica tem especificidades como composição, prazo de armazenagem, dosagem e manejos na diluição. Além disso, a quantidade de imunizante para crianças é menor em relação aos adultos.
Fonte – Secom Lajeado