Maju Cotrim
A Vereadora Leidiane Mota é cotada para ser a candidata do grupo do Dr. Tercio nas eleições suplementares em Lajeado. Mesmo cassado, Tércio chegou a pedir o registro da candidatura porém o grupo passou o dia reunido para tratar da substituição e ainda não bateu o martelo.
O vice estava entre Gilberto Borges, que foi cassado junto com Tercio, a ex-prefeita Glacimar e o vereador Emival Parente. Os nomes estão discutidos mas há uma dificuldade em conseguir um vice.
A disputa será contra o ex-prefeito Júnior Bandeira que está ampliando cada dia mais os apoios na cidade. A eleição suplementar será no dia primeiro de dezembro deste ano após cassação de Tércio. A Chapa de Bandeira já entrou com pedido de impugnação contra Tércio.
O TSE negou o pedido de suspensão das eleições na cidade.
Quem é Leide, a cotada para virar a cabeça de chapa?
Leidiane Mota Sousa nasceu em 23 de novembro de 1985 em Parauapebas-Pará. É casada com o médico Marcelo de Campos e mãe das gêmeas Marcela e Nicole. Graduada em pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins- UFT e pós graduada em Cidadania e Cultura e também Coordenação Pedagógica ambas pela UFT. Atuou como Técnica de Educação na Secretária Estadual de Educação; Coordenadora Financeira no Colégio Estadual Rachel de Queiroz; Tutora de Cursos a Distancia da UFT; Chefe de Gabinete na Secretária Estadual de Saúde.
Candidata pela primeira vez em 2016, Leidiane Mota obteve 153 votos nas últimas eleições municipais e foi eleita a segunda mais votada no município de Lajeado-TO pelo partido PSD. Foi empossada vereadora no dia 1° dia de Janeiro de 2017 e foi presidente da Câmara Municipal de Lajeado-TO de 01/2017 a 11/2018, foi afastada da presidência por decisão judicial no dia 12 de novembro de 2018, não concluindo mandato como presidente . Atualmente é presidente das Comissões de SERVIÇOS E OBRAS PÚBLICAS e TURISMO E MEIO AMBIENTE.
Sobre as novas eleições
As eleições suplementares de Lajeado acontecem no próximo dia 1º de dezembro.
Na última quinta-feira, 07, o prefeito cassado de Lajeado, Tércio Dias Melquíades Neto foi lançado candidato para o novo pleito tendo Joilson como vice. A convenção aconteceu na noite desta quinta-feira, 7, último prazo. Tecio não compareceu à convenção mas teve apoio em vários discursos. Os aliados disseram que ele tenta em Brasília uma liminar para suspender as eleições e continuar no cargo.
Tércio Dias Melquíades Neto e Gilberto Borges (PSC) tiveram os diplomas cassados em setembro deste ano. Em seguida recorreram mas o TRE manteve a decisão. Eles recorreram em Brasília.
De acordo com a segunda instância da Justiça Eleitoral, eles foram beneficiados com um esquema que envolvia compra de votos nas últimas eleições municipais ocorridas em 2016. Em razão do entendimento judicial que a decisão deve ser cumprida após o julgamento de segunda instância, – independentemente de recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – ambos foram afastados dos cargos.
Atualmente, o presidente da Câmara de Vereadores, José Edival Gomes (MDB), está governando a cidade. Lajeado pertence à 5ª Zona Eleitoral e conta atualmente com 3.169 eleitores e maior renda per-capita proporcional do Estado do Tocantins, em razão dos royalties da usina hidroelétrica construída em seu território.