Artesãos tocantinenses interessados em participar do 12º Salão do Artesanato de Brasília terão prazo até 14 de abril para participarem do edital de seleção. O chamamento público nº 01/2019 estará publicado no Diário Oficial desta sexta, 29. A iniciativa é da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia (Adetuc), em consonância com a Coordenação Nacional do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), da Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato da Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação, do Ministério da Economia.
Serão selecionados 16 artesãos e entidades representativas, com suas respectivas produções, para ocupação de um espaço coletivo de 70 m², para a divulgação e comercialização de produtos artesanais confeccionados por artesãos do Estado do Tocantins no evento que acontecerá no Pátio Brasil Shopping, no período de 8 a 12 de maio.
De acordo com o edital, os selecionados deverão arcar com as despesas de alimentação, passagens, hospedagem, translado durante todo o evento, embalagens para armazenamento dos produtos que estarão à venda. A Adetuc vai custear as despesas com transporte das mercadorias dos artesãos (ida e volta), diárias para motorista e técnico de artesanato.
Serão disponibilizadas sete vagas para artesãos individuais, sendo uma destinada para a matéria-prima capim dourado e as demais para outras tipologias, como indígena, madeira, cerâmica, couro, fibras, sementes, cristãos, buriti e babaçu; nove vagas são para entidades representativas, sendo três destinadas para Associações de Etnias Indígenas.
As inscrições podem ser feitas presencialmente, na sede da Adetuc, na Esplanada das Secretarias, Prédio III, ou pelo e-mail [email protected]
Toda a documentação exigida, bem como ficha de inscrição, termos de compromisso e detalhes sobre o processo de avaliação estão contidos no edital. A divulgação da lista definitiva da seleção está prevista para o dia 26 de abril.