Matéria atualizada as 18h do dia 07/03/2019

Maju Cotrim

A partir do próximo mês palmas terá novidades nos voos. A Gazeta do Cerrado apurou que a Azul Linhas Aéreas deve implantar em julho uma rota da capital Palmas para Recife. Esse foi um combinado como contrapartida para a isenção de ICMS sobre a querosene, benefício concedido pelo governo do Tocantins.

A empresa estuda uma outra linha de voo interna, provavelmente de Palmas a Araguaína.

Outra novidade é que a Latam deve retomar a partir do próximo mês os voos diretos para Brasília. Após muita reclamação e até transtornos para quem usa a rota quase que semanalmente como políticos, por exemplo, representantes da empresa já teriam garantido o retorno da linha.

A GOL, que afirmou recentemente á Gazeta que ia avaliar a possibilidade de novos destinos para o Tocantins, ainda não anunciou nenhuma nova rota.

 

ICMS para combustíveis

O governador Mauro Carlesse (PHS) assinou em fevereiro uma Medida Provisória que prevê a redução da base de cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações internas com querosene (QAV) e gasolina de aviação (GAV). Antes de 14%, a alíquota passa ser a reduzida de forma progressiva entre 7% e 3% de acordo com o investimento da empresa aérea na aviação comercial dentro do Estado.

A intenção do governo com a decisão é fomentar o setor de aviação no Estado, oportunizando a ampliação do número de rotas de voos que contemplem o Tocantins como ponto de partida e de chegada, tendo referência não só a Capital, mas também outros municípios.

Preços altos

A senadora Kátia Abreu (PDT-TO) reuniu no dia 26 de fevereiro senadores e deputados federais do Tocantins para discutir com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) o alto preço das passagens aéreas para Palmas e a escassez de malha viária no estado. Durante a reunião em seu gabinete, em Brasília, Kátia apresentou uma pesquisa que mostra que as passagens aéreas com destino à capital tocantinense chegam a ser 200% mais caras do a outras cidades de porte similar, como Cuiabá (MT) e São Luís (MA), na mesma data, partido do mesmo local.

A LATAM se manifesta

Nota da LATAN

A LATAM Airlines Brasil informa que está sempre atenta às necessidades dos clientes para iniciar, ampliar ou adequar as suas operações. Os voos são constantemente avaliados conforme a demanda de cada região e qualquer nova operação é comunicada oportunamente pela companhia.