Lavagem do Bonfim reúne católicos e povo de santo em procissão na Bahia

| Gazeta do Cerrado - Para mentes pensantes | - 17/01/2019

Última atualização em 26/08/2019 11:02

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

Nesta quinta-feira, 17, a tradicional Lavagem do Bonfim, em Salvador, reúne devotos católicos e candomblecistas para celebrar o Nosso Senhor do Bonfim, Oxalá para o povo de santo, durante a tradicional caminhada, que saiu às 8h da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, bairro do Comércio, e vai até a Colina Sagrada, no Bonfim.

De acordo com padre Edson Menezes, reitor da Basílica do Bonfim, são esperados dois milhões de pessoas para a lavagem deste ano.

São oito quilômetros de cortejo, onde a imagem de Nosso Senhor do Bonfim será levada em meio aos fiéis.

A festa religiosa baiana acontece toda a 2ª quinta-feira do ano após a festa de Reis, e três dias antes do dia oficial do Nosso Senhor do Bonfim, que este ano será no dia 20 de janeiro.

A lavagem atrai fiéis de diversas partes do Brasil e do mundo, vestidos de branco. Trata-se de uma festa secular, que há 265 anos mobiliza milhares de fiéis, simpatizantes e turistas.

Este ano, a festa, que tem como tema “Jesus, o amado Senhor do Bonfim”, traz como novidade uma bandeira branca, com cerca de 100 metros de comprimento, que será levada pelos fiéis durante todo o cortejo conhecido como “Caminhada de Corpo e Alma”.

Na caminhada, o andor de madeira é entregue aos fiéis pelos membros da Devoção do Senhor do Bonfim, que a conduzem até a Basílica Santuário. Ao fim do cortejo, a imagem é recebida com apresentações de músicas religiosas no adro da Igreja do Bonfim e as escadarias do templo religioso são lavadas pelas baianas, que também representam o povo de santo e celebram Oxalá.

Após a lavagem, a imagem peregrina do Senhor do Bonfim ficará próxima à porta principal para veneração pública até às 18h.

Veja programação:

8h – 6ª Caminhada da Conceição da Praia (Lavagem de Corpo e Alma)
Local de saída: Ao lado da Igreja de N. S. da Conceição da Praia

9h – Show de músicas religiosas no Adro da Igreja do Bonfim, preparando o público para o momento da bênção que será dada para o povo.

História

Tradição mantida há mais de dois séculos, a Lavagem do Bonfim é marcada pela forte presença do sincretismo religioso entre o catolicismo e o candomblé. Devotos do Senhor Bom Jesus do Bonfim e Oxalá se reúnem para festejar, prestar homenagens e pagar promessas no cortejo em direção à Colina Sagrada.

O culto ao Nosso Senhor do Bonfim começou em 1745 quando a imagem do santo foi trazido pelo capitão Português Teodósio Rodrigues de Farias cumprindo uma promessa que fez depois de ter sobrevivido a uma forte tempestade.

A tradição da lavagem das escadarias da igreja ocorreu no mesmo período, quando os escravos eram obrigados a lavar as escadarias do templo antes da festa. Os negros começaram então a reverenciar Oxalá, o pai de todos os orixás. Além do contexto religioso, a Lavagem do Bonfim também é caracterizada pela grande festa que acompanha e circunda o trajeto de fé.

Fonte: G1 Bahia
Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Participe! Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim Jacob
[email protected]

CEO, CFO, Diretor Executivo e Marketing: Marco Aurélio Jacob
[email protected]

Expediente

Sub Editor: Brener Nunes

Repórter: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Presidente do Conselho Consultor: Stênio Jacob

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
[email protected]

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 981-159-796
[email protected]