Vitória Soares – Gazeta do Cerrado
Nesta quarta-feira, 19, duas cidades tocantinenses completam mais um ano desde que foram elevadas à categoria de município. São elas, Ipueiras e Lavandeira, ambas completam 23 anos nesta data.
Ipueiras
Com nome vindo de um lagoeiro formado pelo transbordamento dos rios em lugares baixos, a cidade a Ipueiras originou-se a partir de uma fazenda, de mesmo nome, que se transformou em um povoado localizado ao lado direito do rio Tocantins.
Em razão de enchentes ocorridas no local na década de 80, a comunidade mudou-se para a região à direita da serra, mais acima do rio. A partir da mobilização de moradores da região uma capela, que também servia como sala de aula, foi construída no local.
No início da comunidade, os alimentos vinham de barco dos municípios vizinhos, como Brejinho de Nazaré e Gurupi, através do Rio Tocantins. O povoado começou a se destacar-se anos depois e conseguiu emancipação de Porto Nacional apenas em 19 de dezembro de 1995, completando hoje, 23 anos de emancipação.
Lavandeira
A história do município de Lavandeira começou por volta de 1961, a partir da doação de uma parte da fazenda de João Cardoso, na época prefeito de Aurora. No local era realizada uma feira aos domingos, que atrai moradores do interior para fazer compras e também lavar roupas no Rio Palma. Dessa forma, um pequeno povoado originou-se no local.
O crescimento da região se deu com a abertura da estrada de Aurora para Campos Belos, em Goiás, pois nesse momento agricultores vindos de outros estados começaram a comprar terras no local, com intuito de cultivar milho, arroz, mandioca e outros produtos.
O município, que era ligado a Aurora do Tocantins, foi emancipado apenas em 1995 e instalado em janeiro de 1997.