O Ministério Público do Tocantins (MPTO) obteve na Justiça, na quinta-feira, 4, uma liminar que determina ao Estado do Tocantins que disponibilize leitos de UTI neonatal, pediátrica e intermediária para cinco pacientes que se encontram internados no Hospital e Maternidade Dona Regina, em Palmas.

Não havendo a disponibilidade dos leitos na rede pública, a liminar especifica que o Estado deve providenciar leitos complementares na rede privada de saúde, de modo que seja atendida a prescrição médica.

Em caso de descumprimento da liminar, o Estado fica sujeito ao pagamento de multa diária no valor de R$ 1.000,00. O não atendimento da decisão pode implicar também em sanção ao gestor responsável, por crime de desobediência, ato atentatório ao exercício da jurisdição e ato de improbidade administrativa.

A liminar foi solicitada pelo promotor de Justiça João Edson de Souza. Ele relata que recém-nascidas e crianças estão internadas com quadros graves e, apesar de solicitação para que sejam transferidas para leitos de cuidados intensivos e intermediários, até o momento as vagas foram disponibilizadas. Com isso, o quadro de saúde dos pacientes pode vir a se agravar.

Uma paciente encontra-se na UTI neonatal, com indicação para UTI pediátrica desde o dia 26 de junho. Outra paciente está na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) aguardando leito de UTI pediátrica.

O terceiro caso é de trigêmeos, dos quais um necessita de tratamento em UTI neonatal e dois precisam ser internados em unidade intermediária, com quadros que podem evoluir para caso de UTI neonatal.

A liminar foi expedida pelo juiz José Ribamar Mendes Júnior por ser caso de sério risco à saúde. (texto:Flávio Herculano)

O outro lado

Nota da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO)

Nota

A Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO) informa que já está finalizando a compra dos leitos para os três bebês que necessitam de UTI pediátrica, bem como de UCI para o 1º e 3º gemelares e que as respectivas transferências irão ocorrer nas próximas horas. A SES ressalta que os RNs seguem internados no Hospital e Maternidade Dona Regina sendo acompanhados pela equipe médica da unidade. 
Palmas/TO, 05 de julho de 2019.

fonte: MPTO

 

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Twitter - Gazeta do CerradoTwitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
YouTube - Gazeta do CerradoYouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796