Maju Cotrim
Os deputados estaduais votaram vários projetos importantes e polêmicos. Após uma dia de muitas análises nas comissões por causa do projeto da reforma da previdência a Casa fez um “limpa pauta”.
O projeto que aumenta o salário do governador e secretários também foi aprovado assim como a resolução da mesa diretora que cria o auxílio representação.
A PEC da reforma da previdência foi aprovada com Votos contra de Gipão, Marcus Marcelo, Júnior Geo e Jorge Frederico. Foi 20 a 4 contra.
O projeto de lei que dispõe sobre o regime de previdência social dos servidores também teve os mesmos quatro votos contra: Jorge Frederico, Gipão, Marcus Marcelo e Júnior Geo.
Empréstimo
Os deputados aprovaram ainda por unanimidade autorização para contratação de crédito externo com o Banco Internacional para Reconstrução do Desenvolvimento (BIRD), no valor de US$ 200 milhões.
Segundo a proposta enviada ao Parlamento, os recursos decorrentes da operação financeira vão viabilizar o fomento de atividades econômicas de inclusão social e sustentabilidade ambiental e também possibilitar o aprimoramento agrologístico em regiões do Estado com vistas ao fortalecimento da gestão e da segurança do sistema viário e da resiliência climática.
Ainda segundo o governo, os recursos da operação de crédito serão destinados ao programa Tocantins Produtivo – Programa Agrologístico de apoio ao desenvolvimento sustentável da Agricultura Familiar, Turismo inclusivo e Adaptação de Mudanças Climáticas do Estado.