Equipe Gazeta do Cerrado

Entre as ações do Junho Ambiental Gazeta, nessa sexta-feira, 04, foi realizado com sucesso o plantio do 1º Dia Estadual da Mata Ciliar.

Confira a Reportagem Especial do Dia Estadual da Mata Ciliar em nosso canal do YouTube:

Neste sábado, 05, terá uma live ambiental, às 19 horas, com o tema “Soluções para os principais problemas ambientais do Cerrado”.

Aqui a live: Problemas e soluções para o CERRADO.

Confira agora a nossa live ambiental em nosso canal do YouTube, siga e compartilhe:

Existem muitas preocupações a respeito de como a degradação ambiental está impactando no clima e na economia. Os últimos quatro anos foram marcados pela redução do volume de chuvas em todo o país.

No Cerrado não é diferente, rios secando, contaminação dos solos e das águas pelo uso abusivo de agrotóxicos, falta de saneamento e uso de fossas contaminantes são apenas alguns do problemas que iremos abordar no sentido de trazer soluções e propostas antes que seja tarde demais.

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) criou o programa Águas Brasileiras que visa a recuperação das bacias hidrográficas brasileiras através de reflorestamento das matas ciliares, preservação de nascentes e aquíferos e programas de saneamento básico.

Dentre as bacias inicialmente contempladas para a execução do programa está a bacia Tocantins/Araguaia.

O programa é desenvolvido por meio de parcerias com o setor privado e já tem colhido bons frutos.

A live terá presenças as virtuais:

• Renato Jayme (Presidente da Naturatins)

• Prof. Dr. Fernan Vergara – Dr. em Gestão dos Recursos Hídricos, prof. associado, Curso de Engenharia Ambiental, IAC/UFT

• Fernando Amazônia (Fundador da ECOTERRA) – Geógrafo, permacultor, professor e eco ativista vice presidente da ONG EcoTerra. Há 20 anos trabalha ações ambientais

Veronica Sanchez – Chefe da Assessoria Especial do Ministério do Desenvolvimento Regional

Condução: Marco Aurélio Jacob – Jornalista e ambientalista, Cofundador da Gazeta do Cerrado

Realização: GAZETA DO CERRADO
Apoio: EcoTerra e Instituto Pé de Copaíba