O encontro dos bonecos Gigantes em Taquaruçu não acontece mais no carnaval e esse ano, excepcionalmente no dia que começou essa atividade que se tornou tradição da cultura Tabokagrande, vai ser realizado uma Live. Os Gigantes de Palmas.

A Live LIVE DOS GIGANTES – Conhecendo os gigantes de Palmas  está sendo possível graças a Lei Aldir Blanc no Estado do Tocantins – EDITAL Nº 14/2020/GABPRES/ADETEC.

Mais uma iniciativa do Mestre Wertemberg Nunes

Assista no canal oca do vento do You Tub. link clicavel: https://youtu.be/gYgY9HJSTwY

Domingo, dia 27/02, às 19h, no youtube Oca do Vento.

Cena das gravações da Live dos Gigantes de Taquaruçu

No próximo domingo de carnaval alcançaremos a marca de 22 anos desde a primeira vez que um boneco gigante saiu em desfile pelas ruas de Taquaruçu.

Este ano, novamente, não vai  ter festa na Aldeia Tabokagrande no feriado de carnaval. Mas teremos a exibição do filme OS GIGANTES DE PALMAS para matar um pouquinho as saudades da nossa festa.

Após a live ao vivo, o filme ficará a disposição livre no youtube, nessa exibição do filme teremos um bate papo com o diretor Wertem Nunes e o com o criador dos bonecos Mestre Wertemberg Nunes.

“Este projeto foi contemplado pelo Prêmio Emergencial do Tocantins – Audiovisual, do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.”

Bastidores das gravações da Live dos Gigantes, na imagem a cabeça da Buiuna

Sinopse: O filme ” Os Gigantes De Palmas” retrata de maneira poética o trabalho de elaboração, confecção e manipulação dos bonecos gigantes que desfilaram no período de carnaval de 2001 até 20019, pelas ruas de Taquaruçu em Palmas – TO, registra a resistência de Wertemberg Nunes, sua família e amigos na criação e manutenção desse espetáculo.

Ficha Técnica do Filme.

Roteiro e direção: Wertem Nunes

Produção Executiva: Marcio Mazaron

Fotografia de câmera e Som Direto – Adriano Lima, Edes Pereira

Montagem: Vasconcelos Neto

Edital Procine – Palmas nº 003/2015/FCP/FSA

Fundo Municipal de Apoio à Cultura/Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), promovido pela Fundação Cultural de Palmas e ANCINE.

Patrocínio: Ancine/FSA?BRDE

Prefeitura de Palmas/Fundação Cultural de PAlmas

Produção MZN FILMES

Co -Produção: Instituto TabokaGrande

Produtores Associados: Os TAWERA/ Tapioca Cine

Mais sobre o Filme:

O filme “Gigantes de Palmas” é um curta-metragem documental de 17min que retrata o trabalho de criação e produção dos Bonecos Gigantes da Aldeia TabokaGrande no distrito de Taquaruçu. Durante 20 anos saindo pelas ruas na época do Carnaval, tendo feito diversos tipos de apresentações e programações ao longo dos anos. É uma atração artística do Ponto de cultura Aldeia TabokaGrande, e sua produção fica a cargo do grupo OS TAWERA (Wertemberg, seus filhos Wertem, Taiom e Ramar e amigos), que confeccionam, manipulam e se apresentam num desfile ritualístico-cultural que envolve a família, amigos e a comunidade que participa de forma espontânea e voluntária. O documentário Gigantes de Palmas revela particularidades de manipulação, montagem e criação técnica dos bonecos. Mais que isso, contribuiu localmente para a construção de uma identidade cultural recentemente forjada na capital do Tocantins

Depois de ter ficado restrito à janela de exibição em festivais, tendo inclusive ganho o Prêmio do público na Mostra É Nóis Brasil, na categoria de Melhor filme, do FAVERA 2018 – Festival Audiovisual Vera Cruz 2018, o filme não chegou a ser disponibilizado publicamente para o público.

Já foi disponibilizado na plataforma do Itau cultural e programações do Sesc Tocantins e somente agora a partir de domingo ficará disponível para o público no canal oca do vento.

Nossa intenção agora, é fazer com que esse filme, testemunho de uma legítima manifestação artística da cultura popular tocantinense, seja disseminado para o maior número de pessoas possível.

Já foram realizadas várias sessões virtuais com debates entre alunos de redes de educação do Tocantins com o diretor Wertem Nunes e o criador dos Gigantes e mestre de cultura popular da Aldeia TabokaGrande, Wertemberg Nunes.  ,

Este edital permite que usemos desse recurso para ofertar novos conteúdos a uma população carente e ávida por conteúdos artísticos e culturais num contexto de isolamento social que se fez necessário para contenção sanitária na Pandemia de Covid-19. Achamos que essa é uma oportunidade única de promovermos o acesso e a interação entre obras e o público tocantinense, usando as plataformas virtuais, essenciais em nosso tempo.

A exibição do documentário de forma virtual deste trabalho, disseminou o registro dessa manifestação cultural como sendo um produto genuinamente tocantinense, contribuindo sobremaneira para a edificação tão recente e ao mesmo tempo necessária da identidade cultural da capital do Tocantins.

Há uma ideia corrente no Brasil de que o teatro de bonecos, e principalmente os bonecos Gigantes é uma exclusividade da região nordeste do Brasil. Basta um olhar mais apurado, uma pesquisa atenta ou presenciar um dos festivais nacionais de teatro de bonecos para desfazer esse engano. Nesse sentido, a exibição ampla, gratuita e virtual do documentário “Gigantes da Aldeia” contribui nacionalmente registrando essa manifestação legitimamente nortista no Tocantins, como servirá para que o próprio tocantinense, ao saber disso, se aproprie desse espetáculo como um valor cultural do lugar onde vive.

EDITAL Nº 14/2020/GABPRES/ADETUC