Lives de Química – Foto – Divulgação

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão chegando! Nos dias 13 e 20 de novembro, mais de três milhões de estudantes do Brasil inteiro farão as provas, e o Conselho Federal de Química (CFQ) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com apoio do TikTok, realizarão uma série de lives na plataforma abordando os principais temas da Química. As datas das lives são 26 e 31 de outubro, e 9 e 17 de novembro, às 18 horas, no perfil @cfquimica no TikTok.

A Química Solidária volta com mais um projeto, dessa vez, voltado à educação. Nesta edição, as lives da TikTok serão desenvolvidas em parceria com Galt Vestibulares, Utopia e Vestibular Cidadão, instituições filantrópicas que dão aulas para alunos de escolas públicas e em situação de vulnerabilidade.

A paixão por ensinar a Química é o que motiva esses professores que, atualmente, nas horas vagas, doam o seu tempo para ensinar. A primeira aula, na próxima quarta-feira (26/10) será de Química Geral com os professores Diego Soares de Freitas e Bruno Gastão. No dia 31/10, o tema será de Química Inorgânica com o professor Samuel Limberger e Pedro Costa. Dia 09/11, Físico-Química com os professores Henrique do Nascimento e Maryssol Morais. Para encerrar, no 17/11, Química Orgânica com as professoras Maísa Almeida e Karine Reis.

Dicas

Professor voluntário do Galt Vestibulares e empregado público do CFQ, Diego Freitas dá algumas dicas para quem vai fazer o Enem. A primeira é buscar manter a tranquilidade e responder as questões mais simples primeiro. “O grande problema na prova não é somente a matéria, mas o estado psicológico do estudante, que fica nervoso não só na parte de Química, mas também com as demais disciplinas. O ideal é tentar manter a tranquilidade, procurar resolver as questões mais simples primeiro, deixando as mais complexas para o final e sempre gerenciando o tempo”, explicou.

Outra dica importante do professor é o estudante dar uma revisada leve na véspera da prova para refrescar a memória. “O estudo descompromissado vai dar uma relaxada e isso ajuda a salvar muitas questões que o aluno poderia esquecer na hora da prova. E não adianta tentar aprender conteúdo novo de véspera, pois o aluno terá dificuldade de memorizar e poderá se estressar”.

Diego também recomenda que o estudante não fique preocupado em deixar o local da prova para ir ao banheiro ou “esticar as pernas” por alguns minutos.

Por causa da pandemia da Covid-19, Diego explicou que muita coisa mudou, muitos alunos tiveram o processo de aprendizado prejudicado, além do desenvolvimento da ansiedade e que não tem como prever como será esse Exame para eles. “De qualquer forma, trabalhar a tranquilidade é o mais importante para se sair bem no Enem”, afirmou.

CFQ no TikTok

Sobre a parceria do CFQ com o TikTok nas lives de Química, o professor Diego destacou como uma ação fundamental, principalmente para quem tem dificuldade no acesso à informação de qualidade. “Essa ação do CFQ é importante para reafirmar a democratização do ensino de Química, municiar a sociedade com informações de qualidade, o que ajuda no combate à desinformação, e possibilitar que alunos mais desfavorecidos possam ser mais competitivos e, assim, acessar o nível superior de educação”.

O CFQ completou dois anos de TikTok. Desde então, são mais de 22 mil seguidores, mais de 4,6 milhões de visualizações e 112,5 mil curtidas na plataforma. Além das lives preparatórias para o Enem, o perfil do CFQ no TikTok tem uma série de conteúdos que mostram como a Química é indispensável e está presente em tudo no nosso dia a dia, divulgando conhecimento e aumentando o interesse dos jovens pela área. Os temas são os mais diversos, que vão desde a Química dos alimentos, curiosidades, elementos químicos, dicas, entre outros.

Fonte – Assessoria