Lucas Eurilio – Gazeta do Cerrado

Um contrato milionário foi pago a duas locadoras de veículos pela Câmara Municipal de Palmas. De acordo com as informações obtidas no Diário Oficial do Município, foram gastos quase 4 milhões de reais com as empresas que irão fornecer os serviços de locação de carros de luxo para os vereadores da capital. Ao todo, 40 veículos foram locados e cada vereador poderá usar dois.

O processo administrativo 2017001860 publicado em um edital no mês três do ano passado, mostra que o valor estimativo do contrato era de R$ 3.816.000 milhões, por outro lado, a proposta publicada no Diário Oficial do Município em 28 de dezembro de 2017, diz que a estimativa do pagamento era de R$ 2.210.400 milhões.

As informações revelam ainda que os serviços foram contratados por 18 meses podendo ser renovado.

O edital de contratação publicado pela Câmara no final de 2017 é bem específico no que diz respeito ao uso e quilometragem dos carros. “Eles devem ser 0 km ou seja, as primeiras pessoas a usarem os carros, serão os parlamentares”.

Duas empresas foram contratadas e estão citadas no Diário Oficial do Município de Palmas. Uma delas é situada em Palmas que é a Locadora de Veículos Araguaia e a TCar Locação de Veículos Eirelli fica em Belém (PA).

Nossa redação entrou contato com as duas empresas. A TCar Locação de Veículos Eirelli informou por telefone que não irá se posicionar sobre o assunto e informou que estão dentro da lei . Já a Locadora de Veículos Araguaia não atendeu aos nossos telefonemas, o espaço continuará aberto para ambas empresas, caso queiram se posicionar.

A Gazeta entrou em contato com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) que também foi questionado sobre a contratação das locadoras, mas até o fechamento desta matéria, não obteve uma resposta. O espaço também continua aberto.

A Câmara Municipal de Palmas informou por telefone que eles ainda estão apurando as informações e esperando um posicionamento oficial do Presidente.

O vereador José Lago Folha (PSD), presidente da Câmara também foi contactado mas não atendeu aos nossos telefonemas.

Observatório

Especificamente sobre o processo há “em um olhar superficial” aparente normalidade no processo, porém em época de recessão que vivemos não é nada confortável vermos a necessidade da população em serviços básicos e nossos vereadores andando em carros de luxo. Não estamos falando de Deputados que precisam atravessar o estado e talvez as caminhonetes ajudariam. Iremos avaliar o processo e em caso de dúvidas pediremos informações mais claras à Câmara Municipal visto Que somos amparados por lei tanto no que se refere a vista do processo quanto até encaminhar denúncia ao Ministério público.