Equipe Gazeta do Cerrado

A deputada estadual Luana Ribeiro se manifestou em uma rede social sobre um episódio que aconteceu na manhã desta quarta-feira, 18.

Ela relatou que o deputado Gutierrez Torquato teria entrado no gabinete dela onde os servidores estão trabalhando e colocado inclusive fotos. A equipe dela mantém o trabalho neste último mês de mandato e o parlamentar já reivindicou o uso do gabinete. Ele vai assumir dia 1º de fevereiro.

“Eu tô passando aqui para fazer um desabafo com vocês. Hoje me aconteceu uma situação assim que eu nunca pensei em viver nada igual na minha vida. Simplesmente, meu pessoal me liga. O Gurierres Torquato, que foi eleito deputado estadual. Ainda nem tomou posse, só dia 1º de fevereiro. Ele simplesmente invadiu minha sala, colocou fotos dele”, contou.

Ela disse ainda: “Eu fui lá e fiquei abismada com tanta empáfia, tanta arrogância. Eu me pergunto o seguinte: se fosse homem ele teria invadido, entrado, ocupado um gabinete que pertence a mim até dia 31 de janeiro? Eu tô em estado de choque. Sinceramente, nunca pensei em viver uma coisa dessa na minha vida. Eu trabalhei 16 anos para o povo do Estado do Tocantins”, chegou a dizer.

Confira o story.

A deputada divulgou uma nota à imprensa. Leia:

A deputada estadual Luana Ribeiro informa que na manhã desta quarta-feira, 18, a sua equipe de trabalho que cumpria expediente na Assembleia Legislativa do Tocantins, foi supreendida por ação do deputado eleito e ainda não empossado, Gutierres Torquatto, que ocupou ao lado de seus apoiadores, o espaço do seu gabinete.

A equipe da parlamentar que estava cumprindo jornada de trabalho tentou dialogar com o deputado eleito que não respeitou o ambiente de trabalho dos servidores, coagindo a equipe para que desocupasse o gabinete. O deputado eleito trancou-se com seus apoiadores no gabinete e não o desocupou até à chegada e intervenção da deputada Luana, que educadamente pediu que ele desocupasse o espaço, respeitasse o trabalho da sua equipe e a finalização do seu mandato. Fotos e objetos foram alocados em móveis de patrimônio particular da parlamentar.

Luana considera a ação irresponsável, intimidadora e desrespeitosa, visto que ela e toda a sua equipe desempenham suas respectivas funções até o dia 31 de janeiro de 2023. Luana atua em defesa dos interesses da população tocantinense desde 2006, com propostas, obras, projetos de lei e requerimentos de interesse público, inteirando 16 anos de serviço prestado ao Estado do Tocantins.

Neste mês de Janeiro, importantes leis da parlamentar foram sancionadas pelo Governo do Tocantins e a sua equipe trabalha neste momento pela preservação e documentação da sua trajetória de trabalho, atendendo inclusive as demandas dos municípios que compõem a sua base de apoio.

Luana considera a ação do deputado eleito carregada de machismo, misoginia e desrespeito à autoridade pública. O seu gabinete não recebeu nenhum documento prévio, que comunicasse a ocupação, seja por telefone, e-mail ou método similar. Luana cobra da presidência da Assembleia Legislativa do Tocantins explicações sobre o ocorrido, já que a Casa de Leis não comunicou oficialmente a sua equipe e até o dia 31 de janeiro todos estão nomeados e precisam cumprir expediente de trabalho na Assembleia Legislativa do Tocantins.

O partido de Luana, o PCdoB se manifestou:

O que diz Gutierres

Em nota à imprensa, a assessoria de comunicação do deputado estadual Gutierres Torquato, em resposta aos últimos acontecimentos, esclarece que, em outubro de 2022 foi encaminhada a diretoria da Assembleia Legislativa Tocantins (AL-TO) um ofício solicitando o uso do gabinete da deputada Luana Ribeiro, para o próximo pleito, pois, este seria repassado. A solicitação seguiu todos os trâmites legais orientados pela Casa de Leis tocantinense e foi informado que o pedido havia sido deferido.

Na manhã desta quarta-feira, 18, foi comunicado ao Deputado que os pertences pessoais da mesma já haviam sido retirados e que o deputado Gutierres Torquato poderia iniciar o processo de organização do gabinete, como já tem sido feito por outros deputados da casa.

Desde o inicio da solicitação o deputado sempre buscou, com respeito, seguir o que orienta a Assembelia Legislativa.