Maju Cotrim
Ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende morreu no início da madrugada desta terça-feira (9), em São Paulo, após mais de três meses internado. Aos 87 anos, ele tentava se recuperar de um acidente vascular cerebral (AVC) que sofreu em agosto, na capital.
Iris morreu por volta das 0h30, mas a informação foi divulgada duas horas depois. Segundo a assessoria do político, o corpo será velado no Palácio das Esmeraldas, a partir das 11h, em Goiânia. O sepultamento será no cemitério Santana, também na capital, e está previsto para as 17h.
Governador Wanderlei Barbosa lamenta
Com muito pesar recebi a notícia do falecimento de Iris Rezende, ocorrido nas primeiras horas desta terça-feira, 9.
Reconhecidamente um dos expoentes da política brasileira, o advogado goiano Iris Rezende Machado começou a carreira política em 1959. Passou pela maioria dos cargos com mandatos eletivos, sendo vereador, deputado, governador do estado de Goiás e senador.
Respeitado e de reconhecida capacidade administrativa e de coalizão, Íris Rezende foi ainda ministro de duas importantes pastas federais em períodos distintos, o Ministério da Agricultura ( governo José Sarney) e o Ministério da Justiça (governo Fernando Henrique Cardoso). Iris Rezende deixa um legado e exemplo de homem público engajado com a ética na política, com o respeito aos cidadãos e com políticas que gerem crescimento e desenvolvimento.
Ante ao luto pela partida de Iris Rezende, externo meus sinceros sentimentos, rogando ao nosso eterno Deus para que conceda o consolo aos corações dos familiares, amigos e aos nossos irmãos goianos nesse momento.
Wanderlei Barbosa
Governador em exercício do Estado do Tocantins
Eduardo Gomes também lamenta
O senador Eduardo Gomes lamentou a morte de Rezende. “Goiano, tocantinense e brasileiro, perdemos hoje um político democrata combativo e grande realizador”, lamentou.
Gomes disse ainda : “Foi Fundamental na redemocratização no país e deixa exemplo para várias gerações no país”, comentou em nota.
O senador externou seu pesar e sentimentos a toda família e amigos.
Carreira
Iris encerrou a carreira política em dezembro de 2020, após concluir o quarto mandato como prefeito de Goiânia. Desde então, se dedica a cuidar de sua fazenda e também do escritório de advocacia.
O político nasceu em 22 de dezembro de 1933, em Cristianópolis, na região sudeste de Goiás. Formou-se em direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
Iris Rezende Machado começou a carreira política em 1959, quando foi eleito vereador. Na época, o candidato com maior número de votos e mais jovem da história da capital, aos 25 anos.
Em 1962, foi eleito deputado estadual e, em 1965, assumiu a Prefeitura de Goiânia, mas foi cassado pela ditadura militar antes que o seu mandato chegasse ao fim.
Durante o período em que ficou fora da administração, Iris Rezende montou um escritório de advocacia. Após o fim da ditadura militar, foi eleito governador por dois mandatos, de 1983 a 1986 e de 1991 a 1994.
Entre as duas administrações, ele foi ministro da Agricultura do governo de José Sarney (PMDB), de 1986 a 1990. Em 1994, Iris foi eleito senador da República e, no meio de seu mandato, em 1997, assumiu o ministério da Justiça durante um ano, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).