Nilo Alves – Foto – Arquivo Pessoal

Gazeta do Cerrado

A Covid-19 matou o jornalista Nilo Alves. A categoria da comunicação está de luto e lamentou o ocorrido.

Nilo Alves é músico, historiador e jornalista com mais de 30 anos de carreira musical desenvolvida principalmente em Goiás e no Tocantins.

“Meu querido amigo, um irmão querido, um artista absolutamente talentoso, Nilo Alves não resistiu à Covid e faleceu nesta manhã. Meu coração está triturado. Que tristeza absurda”, lamentou o amigo e jornalista Cléber Toledo.

Mais sobre Nilo

Nilo Alves faz parte de um time de músicos que fez história em meados da década de 80 em Goiás e no antigo Norte goiano, hoje Tocantins. Em 1988, Nilo lançou a sua primeira obra Poema cartaz – A Arca Incendiada, em parceria com o jornalista Tadeu Porto, com o apoio da Universidade Católica de Goiás.

Em 1989, fez a turnê Andança, quando se apresentou em 30 universidades brasileiras em 20 capitais. Em 2006, por três vezes consecutivas, Nilo se apresentou no programa Frutos da Terra. De 2006 a 2008, ele realizou o projeto A Música vai à Escola.

Seu trabalho pode ser conhecido também pela internet, no site www.niloalves.com.br.

Veja notas de pesar

Gazeta lamenta

A Gazeta do Cerrado lamenta o falecimento do colega e músico que deixa um legado de alegria e dedicação ao Tocantins.

Eduardo Gomes lamenta

O senador e líder no Congresso, Eduardo Gomes lamentou a morte do jornalista e músico Nilo Alves nesta sexta-feira, 12.

“O Tocantins e Palmas perdem um pioneiro e entusiasta da cultura, jornalista, grande músico, cantor, amigo do Zé Gomes e saudoso Salomão. Nilo é o retrato irreverente de uma Palmas que nasceu como opção diferente de vida para todo mundo”, disse.

Ele estendeu a solidariedade á família de Nilo. “Realmente deixou marcas na Cultura de Palmas e do Tocantins”, disse.

 Wertemberg Nunes

Meu Deus! Mais um irmão que perdemos e ainda mais assim repentino, o nosso cantor e compositor jornalista o velho Nilo Alves. Que os sinos toquem no céu para esse grande defensor da cultura. Estava com um livro pronto sobre a história da música Tocantinense nos moldes do que lançou sobre a história da música goiana. Perdemos um irreverente e criativo artista criador do Fogoió. Vai amigo como Fogoió fazer arte com os brincantes e historiadores que já subiram e com certeza o espera na paz de Deus.
Meus sentimentos a família e com todo segmento da cultura do Tocantins lamentamos essa perda de forma inesperada.

Mestre Wertemberg Nunes

Deputado Vicentinho Júnior

A covid-19 fez mais uma vítima. Perdemos o cantor e compositor tocantinense Nilo Alves. Dono de uma voz singular, por meio da música, difundiu a cultura tocantinense no Brasil e também em outros países. Neste momento de dor, nossa solidariedade à família, amigos e todos que sofrem esta irreparável perda. Rogamos ao Pai Celestial que acolha o Seu filho e continue cuidando de todos que lutam contra essa doença.

Nossos sinceros pêsames,

Deputado Federal Vicentinho Júnior e Família

Deputado Vilmar

Minha solidariedade à toda classe cultural e da comunicação tocantinense que está em luto com a perda do jornalista Nilo Alves, diretor executivo do Jornal Página Aberta.

Pioneiro na cultura tocantinense, Nilo, que também é cantor, deixa sua atuação marcada na história do Tocantins e Goiás, com os seus mais de 30 anos de atuação.

Nossos sentimentos a toda a família e amigos.

Deputado Vilmar
Presidente do Solidariedade Tocantins

Associação de Veículos de Comunicação do Tocantins (AVECOM)

A Associação dos Veículos de Comunicação do Tocantins (AVECOM) lamenta profundamente a morte do músico, jornalista e empresário do ramo de comunicação Nilo Alves nesta sexta-feira, 12, em decorrência de complicações causadas pela Covid-19.

Nilo Alves era um pioneiro e com seu gênio inquieto e sorriso constante, deixa um vazio no coração de todos os seus amigos, parentes e sua legião de fãs que o acompanham desde antes da criação do Tocantins, no ainda norte goiano.

Ass.: A Diretoria

Deputado Zé Roberto Lula

Perdemos hoje, novamente, a luta contra a Covid-19. A falta de leitos levou o companheiro e amigo Nilo Alves.

Nilo foi uma expressão da arte tocantinense. Compositor, cantor, escritor, historiador, jornalista e um grande lutador pelas causas do trabalhador e da cultura, Nilo foi um homem incrível.

Hoje, todos sofremos o baque. O meu desejo é de conforto no coração de sua família e amigos neste momento de tamanha tristeza.

Zé Roberto Lula
Deputado estadual e presidente do PT/TO

Osires Damaso

O Tocantins perdeu hoje um dos seus pioneiros da cultura e da comunicação: o jornalista, poeta e músico Nilo Alves. Mais uma vítima da Covid-19.
Minhas sinceras condolências aos seus amigos e familiares nesse momento de dor!

Deputado Federal Osires Damaso

Vanda Monteiro

É com profundo pesar que recebemos a triste notícia do falecimento do querido cantor, compositor, jornalista e escritor tocantinense, Nilo Alves, ocorrido nesta sexta-feira, 12,  vítima da Covid-19.

Nilo é sem dúvidas uma das grandes personalidades deste Estado e que tanto contribuiu para nossa cultura e literatura.

Este é um momento de muita dor e a saudade será nossa companheira pelos próximos dias. Quero pedir que todos se unam em oração para que haja o consolo para essa tristeza.

Deus em sua imensa misericórdia vai amparar todos aqueles que sofrem, pois nele acreditamos e confiamos.

_Descanse em paz, Nilo!_

*Deputada estadual Vanda Monteiro e família* 🖤

Mauro Carlesse

12/03/2021
Com muita tristeza, recebi a notícia do falecimento do jornalista e músico Nilo Alves, nesta sexta-feira, 12, vítima de complicações causadas pela Covid-19.
Com mais de 30 anos de carreira, Nilo Alves muito colaborou para o fortalecimento da cultura no Tocantins, principalmente a música.
Rogo ao nosso bom e amável Deus que, nesse momento de tristeza e dor, console os corações dos familiares e amigos que neste momento de luto sentem a partida prematura de Nilo Alves.
Mauro Carlesse
Governador do Estado do Tocantins

Ricardo Ayres

Hoje o Tocantins sofre com o silêncio da sua voz.

É com profundo pesar que recebi a notícia da morte do exímio artista, historiador e jornalista tocantinense , Nilo Alves. Mais uma vítima dessa terrível pandemia que assola o mundo.

Me solidarizo com a família, amigos e todos os tocantinenses que choram com a partida de Nilo. Rogo para que o céu esteja em festa hoje com a chegada desse que marcou com suas belas canções a história do nosso Estado.

“Sou tocantinense, esse é o meu melhor estado, terra do capim dourado, da sussa e do querer bem, franguinho caipira, com pequi eu não dispenso, vou te falar o que penso, lugar como esse não tem!”…

 

Sebrae Tocantins

É com muito pesar que recebemos a notícia do falecimento do jornalista, escritor e músico, Nilo Alves. O profissional, que era proprietário do Jornal Página Aberta e tinha mais de 30 anos de carreira musical, foi vítima de Covid-19. O Tocantins perde um pioneiro na história do Estado e o Sebrae um grande apoiador na divulgação das informações sobre e para os pequenos negócios. Em um momento de grande tristeza como esse, manifestamos nossos sentimentos a todos os familiares e amigos.

Rogério Ramos – Presidente do Conselho Deliberativo

Moisés Gomes – Superintendente

Eliana Castro – Diretora Técnica

Jarbas Meurer – Diretor de Administração e Finanças

Dirigentes do Sebrae Tocantins

Fundação Cultural de Palmas

A Fundação Cultural de Palmas (FCP) lamenta profundamente o falecimento do ativista cultural, músico, escritor, Nilo Alves, ocorrido na manhã desta sexta-feira, 12, em Palmas, por complicações da Covid-19. O meio artístico, cultural e intelectual do Tocantins se ressente da sua morte prematura.

Nilo Alves sempre foi atuante no meio cultural em Palmas, sendo entusiasta de muitas iniciativas no campo das artes, atuando como músico, produtor, autor, pesquisador e incentivador das diversas manifestações culturais. Com mais de 30 anos na carreira, também ampliou sua atuação para a comunicação, fundando o Jornal Página Aberta, onde dedicava generoso espaço para os assuntos culturais. Atualmente era estudante de Direito.

Nesse momento de dor, a Fundação Cultural de Palmas externa sua solidariedade à família, aos amigos e manifesta o desejo de que encontrem conforto nas boas lembranças e na arte deixada por Nilo Alves.

Giovanni Assis

Presidente da FCP