Foto – Arquivo Pessoal

Equipe Gazeta do Cerrado

Vítima de afogamento, o Dr Ewaldo Borges Rezende  e ex-prefeito de Colinas do Tocantins, era pioneiro no exercício da profissão no Tocantins.

O médico morreu após o barco no qual ele estava pescando com o irmão afundar no Rio Araguaia, no último sábado, 25, em Arapoema, região norte do Tocantins.

O amigo dele, o conselheiro federal de Medicina e também médico, Dr. Estevam Riviello divulgou uma nota lamentando a morte de Ewaldo neste domingo, 26, e disse que perdemos um ícone da medicina tocantinense.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO) e o governador Wanderlei Barbosa também lamentaram a morte do médico.

Veja notas na íntegra

Nota Dr. Estevam

Acabo de receber a notícia de falecimento do amigo, irmão, conselheiro, Dr. Ewaldo Borges Rezende.

Encontrado na manhã deste domingo (26/06), vítima de afogamento, ocorrido na localidade chamada Jacú (Rio Araguaia), no município de Arapoema-TO.

Médico generalista, que por muitos anos trabalhou na cidade de Colinas e cidades circunvizinhas. Em Palmas, foi fundador da Unidade de Pronto Atendimento Sul, exercendo seu brilhante trabalho também na UPA Norte. No HGP trabalhou no Pronto Socorro, foi um dos fundadores da Unidades de Cuidados Intermediários.

Generoso, de sorriso fácil, atencioso, humilde, deixará conosco os exemplos de respeito ao próximo, coleguismo extremo, do acurado conhecimento adquirido nesses quase 40 anos de vida profissional, dedicados ao serviço público, ao SUS.

Dr. Ewaldo foi pioneiro no Tocantins, sendo dele a inscrição no CRM-TO de número 48. Exerceu o cargo de Prefeito da cidade de Colinas-TO (1993-1996).

Perdemos um ícone da medicina tocantinense!

Particularmente foi uma grande inspiração para mim, compartilhar de sua amizade, lealdade e cumplicidade profissional. Muito aprendi com você amigo! Sua partida nos deixa com uma sensação de vazio.

Resta-me pedir a Deus, o devido conforto a todos os familiares, em especial a esposa Dona Adriana, os filhos André, Vinicius e Ewaldo e a uma legião de amigos que ele construiu aqui na terra.
Até um dia amigo!

Dr. Estevam Rivello Alves
Conselheiro Federal de Medicina

Nota SES-TO

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) lamenta profundamente o falecimento do médico Ewaldo Borges de Rezende, aos 72 anos.

O médico era clínico geral, foi concursado do quadro da SES-TO, de 2005 a 2019, quando se aposentou e posteriormente retornou às atividades em 2021, com contratado temporário, para atuar no Hospital Geral de Palmas (HGP), na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).

Profissional humano, carismátivo e prestativo,  Ewaldo deixa um legado de dedicação aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e boa referência para os servidores que laboraram ao seu lado.

A SES-TO expressa seus sinceros sentimentos, aos familiares, amigos e colegas de trabalho neste momento de dor irreparável e roga a Deus que conforte todos os corações enlutados.

Palmas/TO, 26 de junho de 2022.
Secretaria de Estado da Saúde
Governo do Tocantins

Nota Wanderlei Barbosa

Com muito pesar, recebi a notícia da morte do ex-prefeito de Colinas do Tocantins, o médico Evaldo Borges Resende, ocorrido na madrugada desse sábado, 25, em um trágico acidente quando o barco em que estava afundou no Rio Araguaia, próximo a Arapoema, na região norte do Estado.
Evaldo Borges Resende era médico e atuou como clínico geral no Hospital Geral de Palmas (HGP), onde conquistou a admiração e o respeito dos colegas e pacientes. Como prefeito de Colinas (1993 a 1996) trabalhou com dedicação pelo crescimento e desenvolvimento de município e região.
Neste momento de luto, clamo para que nosso eterno e bom Deus envie o consolo de seu Santo Espírito aos corações dos familiares, amigos e aos cidadãos colinenses que, certamente, sentem a partida repentina de Evaldo Borges Resende. A todos, os meus sentimentos e orações.
Wanderlei Barbosa
Governador do Estado do Tocantins

Leia também

Corpo do ex-prefeito de Colinas é encontrado após barco naufragar no Araguaia com ele e o irmão | Gazeta do Cerrado