O médico pediatra Hélio Hermenegildo Marques Maués, morreu aos 62 anos, nessa segunda-feira, 4 de outubro de 2021, em Brasília. A causa da morte não foi divulgada.

Hélio foi um dos médicos pediatras mais respeitados do Tocantins, e dedicou sua vida aos pacientes em neonatologia, ramo que cuida de recém-nascidos até que completem o primeiro mês de vida.

Ele era graduado em medicina pela Universidade Federal do Pará, tornou-se especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria e pela UNIRIO, além de mestre, pela UFT. Com o mesmo esmero com que cuidou de sua vida acadêmica, Hélio Maués participou não apenas da implantação, como conferiu reconhecimento e excelência à UTI Neonatal no Hospital Maternidade Dona Regina, em Palmas, onde exerceu a profissão em programas voltados para recém-nascidos do Sistema Único de Saúde (SUS), do qual era um tenro defensor.

O Sindicato dos Médicos no Estado do Tocantins (SIMED-TO) e o Conselho Regional de Medicina (CRM) lamentaram a morte do médico.

Leia as notaa de pesar:

Com imenso pesar, o Sindicato dos Médicos no Estado do Tocantins (SIMED-TO) externa os mais sinceros sentimentos pela morte do médico e secretário de Formação Sindical e Relações Intersindicais da entidade, o pediatra Hélio Hermenegildo Marques Maués, aos 62 anos, nesta segunda-feira, 4 de outubro de 2021, em Brasília.

Um dos médicos pediatras mais respeitados do Tocantins, Hélio Maués dedicou sua vida aos pacientes em neonatologia, ramo que cuida de recém-nascidos até que completem o primeiro mês de vida. 

Graduado em medicina pela Universidade Federal do Pará, tornou-se especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria e pela UNIRIO, além de mestre, pela UFT. Com o mesmo esmero com que cuidou de sua vida acadêmica, Hélio Maués participou não apenas da implantação, como conferiu reconhecimento e excelência à UTI Neonatal no Hospital Maternidade Dona Regina, em Palmas, onde exerceu a profissão em programas voltados para recém-nascidos do Sistema Único de Saúde (SUS), do qual era um tenro defensor.

Também especialista em Homeopatia, pela Sociedade de Homeopatia do Rio de Janeiro, Helio atuou na coordenação estadual e como instrutor de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria e empenhou, com honradez e tenacidade, seu saber e proatividade na Secretaria de Formação Sindical e Relações Intersindicais por mais de uma década. 

Por tudo que representou para a história da pediatria no Tocantins e agiu na luta pelos profissionais de saúde, o SIMED-TO acredita que o legado memorável do profissional, do amigo e companheiro de caminhada sindical jamais poderá ser esquecido, e rogamos a Deus que ofereça ao Hélio Maués o merecido descanso, e conforte amigos e familiares nesse momento de dor.

CRM

É com profundo pesar que o CRM-TO – Conselho Regional de Medicina do Estado do Tocantins recebe a notícia do falecimento do médico e ex-conselheiro, Dr. Hélio Hermenegildo Marques Maués (CRM-TO 0792), ocorrido nesta segunda-feira (04/10/2021), em Brasília-DF.

Dr. Hélio Maués foi pioneiro no Tocantins, chegando ao Estado em 1995 e contribuiu na construção do Estado, da capital e das principais estruturas hospitalares do Tocantins, tanto na assistência médica como ocupando cargos de coordenação e direção de unidades. Além disso, foi Presidente da Sociedade Tocantinense de Pediatria, Conselheiro e Vice-Presidente do CRM-TO e Vice-Presidente do Sindicato dos Médicos no Tocantins.

Com atuação pautada pela ética e zelando sempre pela boa prática médica nos ambientes em que atuava, foi diretamente responsável pela aprovação da Lei 1.233/2003, que institui a obrigatoriedade de presença de profissional de saúde habilitado em reanimação neonatal em salas de parto de maternidades públicas e privadas de Palmas-TO, fato que contribuiu para a redução da mortalidade de recém-nascidos na capital.

A Diretoria e o Corpo de Conselheiros do CRM-TO prestam condolências aos

familiares e amigos, e se solidarizam com todos neste momento de dor.

Palmas-TO, 05 de Outubro de 2021.