Morreu na noite desta terça-feira (25) o prefeito de Tupiratins, Janilson Veras Barbosa, conhecido como Coronel Janilson (DEM). Ele estava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Palmas desde o dia 6 de maio após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). A família informou que ele sofreu uma parada cardíaca enquanto estava no hospital e não resistiu.

Ainda não está decidido quando será o velório e o enterro do prefeito. Antes de ingressar na política, Coronel Janilson foi comandante-geral da PM do Tocantins nos anos 1990 e Secretário de Segurança Pública do Estado. Entre 2013 e 2016 ele tinha sido vice-prefeito de Tupiratins na gestão de Wilson Veloso, na época os dois eram filiados ao PSDB. Em 2020 se elegeu prefeito com 61,91% dos votos válidos.

 

A ATM se manifestou. Veja a nota:

 

Lamentavelmente, a Associação Tocantinense de Municípios (ATM), em nome do presidente Diogo Borges, demais prefeitos e prefeitas, bem como colaboradores da entidade municipalista, externa seu mais profundo pesar pelo falecimento do prefeito de Tupiratins, Janilson Veras Barbosa (68 anos), popularmente conhecido no Município como Coronel Janilson, em decorrência de complicações de um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

O ex-prefeito é militar reformado da Polícia Militar, e alcançou o cargo de coronel, bem como o Comando-Geral da PM e Secretário de Estado da Segurança Pública. Janilson foi eleito nas últimas eleições com 61,91% dos votos válidos, o que corresponde a 980 votos no total.

O presidente da ATM e prefeito de Talismã, Diogo Borges, lamentou o falecimento do colega prefeito e disse que Coronel Janilson vinha realizando expressivo trabalho em Tupiratins, buscando incansavelmente o desenvolvimento econômico e social do Município. Por fim, o presidente da ATM disse que o Movimento Municipalista perde um grande combatente.

 

No dia 06 de maio, o prefeito sofreu AVC e, após avaliações médicas, precisou ser encaminhado para unidade hospitalar em Palmas, onde precisou ser internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e intubado para preservar a respiração, informou a equipe médica que atendeu o prefeito. Janilson chegou a apresentar evoluções positivas ao longo tratamento, mas uma piora no quadro clínico acarretou parada cardíaca que vitimou o gestor.

Que Deus em sua infinita bondade possa confortar amigos e familiares neste momento de imensa dor.

Diogo Borges
Presidente