Secretária de saúde de Palmas, Valéria Paranaguá – Foto – Divulgação
Conteúdo Gazeta do Cerrado
A secretária municipal da saúde de Palmas, Valéria Paranaguá infelizmente não resistiu à luta conta o Covid-19 e morreu nesta quinta-feira, 18,, após piora no quadro de saúde.
Ela testou positivo para a Covid-19 já duas semanas e na fase inicial apresentou sintomas leves da doença e foi acompanhada por equipes da saúde básica do município.
Valéria estava afastada das funções para cumprir quarentena, conforme recomendação do Ministério da Saúde, mas precisou ser levada para uma UTI.
A secretária era graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Maranhão e mestre em Saúde Pública, com ênfase em Epidemiologia, pelo Instituto Superior de Ciências Medicas de La Havana (Cuba).
A gestora também possui vasta experiência em saúde pública, com atuação na Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins (Sesau) como superintendente de Atenção e Promoção à Saúde e em diversos cargos, entre 1995 e 2016. Foi secretária de Saúde do município de Lajeado (2017 a 2019). Atuou também como chefe de Divisão de Saúde Comunitária na Prefeitura de Araguaína (1992).