A Fundação Cultural de Palmas (FCP) lamenta profundamente o falecimento da atriz, diretora, educadora, empreendedora e articuladora cultural, Marcélia Belém, ocorrido na tarde desta quinta-feira, 02, vítima de complicações decorrentes de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Marcélia foi uma das criadoras da Cia. de Teatro Chama Viva, ao lado do irmão, o ator e professor da Fundação Cultural de Palmas, Cícero Belém. Ambos pioneiros na articulação e ativismo cultural no Tocantins.

Licenciada em teatro pela Universidade de Brasília e especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior, Marcélia Belém é natural de Porto Nacional, atuou em mais de 20 peças teatrais de autores nacionais e estrangeiros, ambos os trabalhos dirigidos por diretores do Rio de Janeiro, Brasília, Mato Grosso e Tocantins, além do filme ‘Deus é Brasileiro’ de Cáca Diegues, com Antônio Fagundes e Paloma Duarte. Realizou também apresentações dos espetáculos Bonequinha de Pano de Ziraldo, entre outros.

À família e amigos, o nosso afeto e desejo de que encontrem consolo nas boas lembranças dos momentos juntos a Marcélia.

Leia as notas de pesar:

CPC – TO

A trabalhadora da cultura, das artes cênicas, seguiu suas convicções, foi atriz, produtora cultural, educadora, uma estudiosa do campo cultural, debruçou nos sonhos de fazer o seu melhor naquilo que investia, de corpo e alma. Ela atuava e mantinha o sorriso nos lábios, seu olhar transparecia felicidade mesmo cansada após uma temporada de espetáculo.

Sua coragem, sua altivez e equilíbrio dirigindo e atuando vai continuar nos inspirando. O cenário é outro, mas você continua uma “estrela”, o palco da vida rompe as cortinas e seu voo segue outros planos, as luzes do bem que te iluminam refletem no campo espiritual. Vá com Deus, continuaremos torcendo por sua atuação. Merda pra você!!

A sua história, deixou um legado inegavelmente admirável para a memória cultural do Estado do Tocantins. Uma das líderes e criadora junto com o irmão, ator, diretor e professor, Cícero Belém, da Companhia de teatro “Chama Viva”. Uma das companhias pioneiras de teatro no estado do Tocantins com mais de 30 anos de atuação.

A você, “Estrela Tocantina”, nosso reconhecimento imensurável de todo trabalho legítimo dedicado à arte e a cultura, a “Chama continua Viva”! Aos familiares nosso afeto, nossa solidariedade, que a fé os conforte e Deus seja o amor para superar o momento.

Palmas, 02 de setembro de 2021.
Meire Maria Monteiro
Presidente
Conselho Estadual de Política Cultural – CPC –TO

Vice-governador Wanderlei Barbosa

Foi com pesar que recebi a notícia da morte da atriz portuense e articuladora cultural , Marcélia Belém, ocorrida nessa quinta-feira, 2.
Militante pioneira da arte teatral no Estado do Tocantins, Marcélia foi uma das fundadoras da companhia de teatro Chama Viva, ao lado do irmão Cícero Belém, em Porto Nacional. Ela atuou em mais de 20 peças de autores nacionais e internacionais.
Marcélia Belém deixa um legado que vai além do talento em sua trajetória: a luta pelos seus sonhos.
Minhas condolências e solidariedade à família, amigos, fãs e a toda classe artística tocantinense.
Wanderlei Barbosa
Vice-governador do Tocantins

Jairo Mariano

Deputado Estadual Zé Roberto Lula

O sentimento é de consternação ao receber a notícia do falecimento da atriz e articuladora cultural Marcélia Belém. Um expoente da cultura tocantinense, que deixa um imenso vazio com sua morte tão prematura.

Portuense, Marcélia fez licenciatura em teatro pela Universidade de Brasília e se especializou em Metodologia do Ensino na Educação Superior, contribuindo assim, com a potencialização da cultura tocantinense onde foi uma das pioneiras no que diz respeito ao ativismo e articulação cultural.

Em nome do seu irmão, o nosso companheiro Cícero Belém, deixo meus sinceros sentimentos a todos os familiares, amigos e todos aqueles e aquelas, que tiveram suas vidas transformadas pela atuação desta grande mulher.

Que o legado de Marcélia Belém conforte todos os corações, que sofrem neste momento de despedida.

Marcélia Presente!

Zé Roberto Lula

deputado estadual e presidente do PT Tocantins

Avisto

Em nome dos Artitas , Associados , venho através deste Comunicado lamentar a grande perda desta Militante Pioneira da Arte Teatral no Estado do Tocantins , a Sra Marcellia Belém, que tão generosamente dedicou a sua breve vida , mas exitosa carreira graças a seu talento luta e garra.

– Com certeza ela marcou sua passagem , “breve” como citado anteriormente, mas profícua, e ficará na memória de todos os que acompanharam de perto a sua trajetória.

– Que Deus na sua infinita sabedoria , nos conforte a todos e em especial os seus familiares .

Francisco Costa Andrade
Presidente – AVISTO