Na noite desta segunda-feira, 16, por volta das 21h15, no km 2.0 da BR 230, no município de Aguiarnópolis/TO, a equipe da PRF abordou o caminhão carregado com aproximadamente 40m³ de madeira de várias espécies e com Guia Florestal Falsa.
O condutor apresentou nota fiscal emitida em 14/12/2019 e Guia Florestal para o Transporte de Matéria Prima Diversa emitida em 14/12/2019. No entanto, em consulta aos sistemas a observou-se que a Guia Florestal não era válida. Pelo QR Code disponível na Guia Florestal apresentada pelo condutor, se obtinha um resultado aparentemente válido, porém, numa verificação mais minuciosa se constatou que se tratava de um site falso com a aparência do site do SISFLORA/PA, plataforma digital construída com o intuito de burlar a fiscalização.
O condutor do veículo, um homem de 45 anos afirmou que desconhecia a falsidade da Guia Florestal, e que pegou a carga na cidade de ANAPU/PA, onde recebeu os documentos acima mencionados. A carga teria como destino a cidade de Vitória da Conquista/BA.
Diante do flagrante, procedeu-se apreensão do caminhão, da guia florestal falsa e da carga de aproximadamente 40m³ de madeira ilegal. Foram caracterizados os crimes de Transporte ilegal de madeira e Uso de documento falso. O condutor do caminhão foi detido e encaminhado para a Delegacia da Polícia Civil em Tocantinópolis/TO.
Fonte: PRF – TO