Divulgação/Arquivo Pessoal
Para oferecer essa experiência de beleza positiva a todas as mulheres e para incentivá-las a ver seu poder, contaremos histórias de mulheres e meninas que são exemplos inspiradores de como a construção da autoestima pode ajudar a nos dar a confiança necessária para atingirmos nosso pleno potencial. É uma ótima viagem pelo mundo feminino e empoderado, que constrói, quebra paradigmas e barreiras.
Consciência! Consciência de espaço, lugar, classe social, gênero, consciência do potencial que têm. É isso o que a mãe de Eduarda, Helena e Elisa tem ensinado para elas e que as irmãs, tão jovens, já reproduzem para as outras crianças no Morro da Providência (RJ).
As gêmeas Eduarda e Helena, de 11 anos, e a caçula Elisa, de 6, sempre foram incentivadas pela mãe e professora Elen Ferreira à prática da leitura, sobretudo da história e da literatura negra.
Depois de tanto ler e conhecer, as gêmeas criaram, quando ainda tinham 7 anos apenas de vida, o projeto literário Pretinhas Leitoras, que está levando mais conhecimento para outras crianças da comunidade.
A conscientização das meninas partiu da mãe, ao ver que as filhas sofriam com o preconceito. “Antigamente a gente não se aceitava como era por causa do nosso cabelo e nossa cor”, disse Eduarda.