Lucas Eurilio – Gazeta do Cerrado

Os relatos de superlotação e falta de atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Palmas não param. Crislane Oliveira da Silva, moradora da Capital, disse que não está fácil conseguir uma consulta e nesta segunda-feira, 1º, quando levou o filho para a unidade de saúde da região norte, esperou cerca de 8 horas mas sem sucesso.

“Fui na UPA hoje levar o meu filho, cheguei lá 1 hora da tarde e sair às 8 horas e não consegui atendimento meu filho com febre altíssima”, disse Crislane.

A mãe disse ainda que mesmo com toda a espera, não desistiu e a todo momento, ia na coordenação médica e na coordenação da UPA.

“Por várias vezes fui na coordenação médica, na coordenação do hospital pra perguntar porque que eu não consegui atendimento e eles simplesmente me falaram que a demanda estava muito grande e que eu tinha que aguardar”.

Um vídeo enviado à Gazeta do Cerrado, mostra vários pacientes no corredor aguardando para serem atendidos.

Nossa equipe procurou a Secretaria Municipal de Saúde. Em nota o órgão informou que o caso mostrado na reportagem foi atípico e que mesmo com a superlotação dos últimos dias, os pacientes que buscaram atendimento nas Upas da Capital foram atendidos. As duas unidades contam com seis médicos durante o dia e quatro à noite, além do médico que faz a triagem dos pacientes, e todos estão cumprindo seus horários.

Em relação ao tempo de espera, destacamos que é administrado conforme a urgência apontada pela triagem, sendo que a classificação vermelho (atendimento imediato), amarelo (pode esperar até 60 minutos),  verde (até 120 minutos) e azul (até 240 minutos). Esses horários podem se estender conforme a entrada de novos pacientes e a classificação dada na triagem.

Vale ressaltar que a criança passou pela triagem e foi classificada como verde, entretanto, ao longo da espera, muitos outros pacientes chegaram à Upa com casos classificados como vermelho e amarelo.

Informamos que na manhã desta terça, 02, a mãe da criança procurou o Centro de Saúde da Comunidade da 1103 Sul e já aguarda atendimento com a médica.

________________________________________________________________________

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Twitter - Gazeta do CerradoTwitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
YouTube - Gazeta do CerradoYouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796