Por Maria José Cotrim Jacob
O documentário “Circo Social os Kaco” foi lançado na noite desta terça-feira, 27, com muita pipopa e presença de vários integrantes e alunos que participam do projeto em Taquaruçu na Sala Sinhozinho no Espaço Cultural em Palmas. Foi um momento emocionante para as crianças que puderam se ver na telona falando sobre a magia do circo.
O documentário é um amplo registro que traz depoimentos, imagens emocionantes e divertidas sobre os espetáculos, oficinas, montagem da lona mostrando o alcance social e impacto do circo na comunidade de Taquaruçu.
“É um trabalho maravilhoso com crianças e adolescentes e resgata as crianças da vulnerabilidade social. Espero que esse documentário possa inspirar outros locais, prefeituras e comunidades onde é necessário projetos como esses”, disse o diretor Marco Aurélio Jacob. Ele conta que passou três anos acompanhando o trabalho na preparação tanto das imagens quanto dos depoimentos.
A reação do público oscilava entre risos, aplausos e reconhecimento das pessoas que deram depoimento no curta.
A Diretora e uma das fundadoras do Circo, Marcela Pultrini falou também na estreia e emocionada relatou os desafios, agradeceu as parcerias e deixou o recado: “A gente mudou muita coisa nesta comunidade, tenho certeza!”, disse ao ser aplaudida pela comunidade presente.
Do lado de fora do Cinema teve várias apresentações circenses e não faltou inclusive o palhaço nas longas pernas de pau.
O dinheiro da bilheteria vai ajudar a custear o próximo Festival de Circo em Taquaruçu.O documentário continua em cartaz no Cine Cultura em Palmas até domingo, 1º.