O Bispo Dom Romualdo anunciou o cancelamento da Romaria do Senhor do Bonfim deste ano por causa da pandemia.

A festa reúne todos os anos milhares de romeiros.

Em Natividade, município distante 278 quilômetros de Palmas, seguindo pela rodovia BR-010, o festejo é realizado há mais de dois séculos e deu origem à primeira igreja construída no povoado, em 1750.

Conta a tradição que um vaqueiro encontrou uma imagem do Senhor do Bonfim em cima de um toco de árvore e, após levá-la para Natividade, a imagem voltou a aparecer de forma inexplicável em Bonfim, nas cercanias da sede do município.

Como o santo não parava na cidade, os devotos começaram a seguir a pé até o povoado, onde até hoje rezam, fazem e pagam promessas por graças alcançadas e atribuídas ao Senhor do Bonfim. Muitos percorrem centenas de quilômetros a pé ou em carrocerias de caminhões até o povoado, em agradecimento por uma graça.

É tradição que os moradores da cidade comecem a preparar os festejos e a se preparar para receber os romeiros com meses de antecedência. Geralmente pessoas mais velhas e devotas preparam o templo, lavando-o e enfeitando o altar.

Como não há acomodações para os milhares de romeiros, famílias preparam alimentos e abrem suas casas para acomodar gratuitamente parentes e conhecidos. Porém, a grande maioria se acomoda em tendas armadas nos arredores da igreja e muitos aproveitam a oportunidade para aumentar a renda, vendendo alimentos e bebidas.

Depois das missas, é comum os fiéis se divertirem com música e danças populares. Como diz o adágio popular: “primeiro a devoção, depois a diversão”. Os pontos altos do festejo são a Missa Campal, a homenagem a Nossa Senhora da Conceição e a Missa dos Romeiros.

Divulgação

Equipe Gazeta do Cerrado