Brener Nunes – Gazeta do Cerrado

Como parte do calendário das eleições suplementares para governador e vice-governador do Tocantins, aprovado nesta quinta-feira, 19, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), as convenções partidárias devem acontecer neste final de semana, entretanto devido ao curto prazo para os preparativos e a mobilização de militantes, a maioria será realizada no domingo, em Palmas.

Os partidos correm para finalizar as composições e lançamento dos vices. A eleição será apenas majoritária. A única convenção que acontecerá no sábado, 21, será a do ex-juiz e um dos redatores da minuta da Lei da Ficha Limpa, Marlón Reis, da Rede Sustentabilidade às 15 horas, no Hotel Girassóis.

(Reprodução)

Agenda de domingo

(Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins)

O atual governador interino Mauro Carlesse (PHS), ainda não decidiu se vai disputar a eleição tampão. Mas, convenção do partido está marcada às 9 horas, no auditório da Assembleia Legislativa. Esta será a primeira convenção do dia.

 

Foto Divulgação

Na sequência, está programada a convenção que lançará o nome do senador Cesar Halum para disputar a eleição suplementar. A convenção do PRB será no auditório do Hotel 10, a partir das 13 horas.

(Divulgação)

A senadora Katia Abreu (PDT), deve lançar sua candidatura na sede da sigla em que recentemente filiou-se, das 14 às 18 horas, na sede do PDT, em Palmas. O também senador Ataídes Oliveira já definiu o local da convenção do PSDB, ela irá acontecer também no domingo, a partir das 15 horas, na Ahãdu Eventos.

 

(Divulgação)

Após a desistência do prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, de disputar a cadeira de governador, Vicentinho Alves assumiu o desafio. A convenção do Partido República acontece às 16 horas, no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM).
A convenção do PSB, legenda do ex-prefeito Carlos Amastha acontece às 17 horas, no Espaço Cultural. Um novo nome surgiu para a eleição tampão, o empresário Marcos Souza, deve disputar o pleito pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). A convenção da legenda ocorre às 19 horas, na quadra 1.206 Sul, Alameda 35.

(Divulgação)

(Divulgação)

Por telefone, o deputado e presidente regional do PT no Tocantins, Zé Roberto Lula, confirmou à Gazeta do Cerrado que a convenção da legenda acontece o domingo, 22, a partir das 13 horas, na sede do Partido dos Trabalhadores, em Palmas. E o deputado Osires Damaso (PSC), afirmou que a convenção acontece neste domingo, 22, às 13 horas, no Hotel Rio Sono.

(Foto: Divulgação/Montagem)

Relevância
A escolha dos candidatos que disputarão cargos eletivos é um momento de grande relevância para o processo eleitoral e é nesse aspecto que a convenção partidária torna-se fase do expediente eleitoral de preparação para as eleições. Consiste essa etapa na deliberação partidária, através da reunião de seus filiados, para a formação de coligações e a escolha dos candidatos. Para a validade e eficácia da convenção é curial que os partidos políticos observem o regramento dos artigos 7º e 8º da Lei das Eleições (Lei n. 9.504/97).